Audiência pública debate obras de revitalização do Vale do Reginaldo

Encontro será nesta terça-feira (27), às 9h, na Associação Comercial, e foi proposto pelo vereador José Márcio Filho

Niviane Rodrigues

segunda, 26 de novembro de 2018 às 14h25

Internet

O projeto de urbanização e revitalização do Vale do Reginaldo será tema de audiência pública nesta terça-feira (27), às 9h, no auditório da Associação Comercial, em Jaraguá. O debate foi proposto pelo vereador José Márcio Filho (PSDB) e aprovado pelos demais parlamentares que integram a Câmara Municipal de Maceió. A comunidade foi convidada a participar e apresentar suas demandas. Já o gestores públicos estaduais e municipais devem informar sobre iniciativas para a continuidade das obras, que estão paralisadas.

“O nosso objetivo é discutir com o Estado e a prefeitura a situação das obras. Buscar uma alternativa e solução definitiva, com esclarecimento dos órgãos à população, pois são vários anos e vemos  que muito pouco se avançou, que se parou de discutir. A comunidade foi apresentada a uma projeto de reurbanização que não sai do papel”, afirma José Márcio.

De acordo com o vereador, “as melhorias foram mínimas” e, por isso, convocamos essa audiência para ouvir as cobranças da comunidade e qual a solução que Estado e município vão buscar de forma definitiva e rápida. Faz mais de dez anos e muito pouco continua sendo feito. Essa obras estão paradas desde 2009”, ele informa.

O projeto - Em 2013, a prefeitura anunciou a retomada das obras, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), “após revisão dos contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Governo Federal”. O projeto de urbanização e revitalização do Vale do Reginaldo, segundo o município, inclui obras de pavimentação, drenagem, construção de duas passagens de nível e instalação de obras de arte – a exemplo de pontilhões.

De acordo ainda com a prefeitura, as obras seriam realizadas em diferentes etapas. Em 2013, quando do anúncio da retomada dos trabalhos, o município informou que estavam em execução os serviços de locação topográficos de saneamento, demolição e remoção de entulhos com limpeza, drenagem, por meio de tubulação subterrânea, num investimento total de R$ 60 milhões.  Desse valor, segundo a prefeitura, o repasse do Governo Federal seria de R$ 54,6 milhões e como contrapartida, a prefeitura investiria R$ 5,4 milhões. No ano passado, a prefeitura informou que além das adequações de planilhas da Caixa, o avanço das obras também depende da desapropriação, realizada pelo Estado, de três casas que impedem as máquinas de trabalharem.

Quanto às obras habitacionais o município informou que são de responsabilidade do Governo do Estado, que em 2015 divulgou que as obras iriam mudar a vida da população que reside no local. Segundo o Estado, seriam feitas intervenções de melhoria em 230 unidades habitacionais do Vale, além da construção de mais de 1,6 mil apartamentos.

Segundo o Estado, os moradores do Vale do Reginaldo “terão água tratada, esgotamento sanitário, ruas pavimentadas e, como consequência desta urbanização, as vias pavimentadas permitirão que as linhas de transporte coletivo tenham facilidade de acesso”. ofertando, finalmente, a comodidade de se ter ônibus nas portas das casas dos moradores”, informou o governo de Alagoas à época.