Última atualização do Site: 28 de junho de 2024

Juventude

Audiência pública discute incentivo às políticas públicas para a juventude

Proposta pelo vereador Pastor Oliveira (Republicanos) debate reuniu jovens e especialistas em formação profissional na

Dicom/CMM

sexta, 23 de junho de 2023 às 00h00

Dicom/CMM

A juventude entrou na pauta da Câmara Municipal de Maceió. Na manhã desta sexta-feira (23), o vereador Pastor Oliveira Lima (Republicanos) presidiu uma audiência pública que discutiu o "incentivo às políticas públicas para a juventude". A proposta surgiu diante da necessidade discutir o cenário e as alternativas que existem para garantir apoio para os jovens e o futuro no mercado de trabalho. 

"Essa audiência é para falar de oportunidade e a importância disso para a juventude. Queremos incentivar o desenvolvimento educacional e profissional. Antes mesmo de ser vereador sempre fui amigo da juventude para ajudar quem é o futuro do nosso Estado e do nosso país. Coloco isso como algo importante para o meu mandato para discutirmos ideias e projetos para os jovens serem cada vez mais atendidos", destacou Oliveira.

Caio Fragoso do Movimento Brasil disse que representa o movimento conservador, que defende que o país avance em direção ao desenvolvimento e não para os lados. Ele defendeu que a formação profissional pudesse representar uma oportunidade, ainda, do jovem na escola, em especial no último ano de sua formação. 

"Tenho certeza que hoje será um dia importante e sairá muitas soluções por conta da presença de representantes da iniciativa privadas que conseguem trazer oportunidades para o jovem, vagas e conhecimento. As políticas públicas que poderíamos discutir envolvem o quanto o município pode contribuir já direcionando o jovem para a formação e como pode fazer a ponte com as empresas, em especial no último ano de formação, para ingressar no mercado do trabalho. Assim acredito que tiramos o tempo ocioso do jovem", defendeu Caio. 

Já o secretário Municipal da Juventude Republicana, pastor Diego Paulino, falou de sua trajetória ao lado da juventude na igreja, na música e no esporte. Ele lembrou que a juventude precisa ter um impulsionamento para o seu futuro para não enveredar por caminhos ruins.

"Alguns fatores foram importantes em minha vida para tomar uma decisão por um futuro. Eu optei pela fé. Por isso, um evento como este é tão significativo. Quando aceitei o convite do partido decidi aceitar para enfrentar os desafios e ajudar os jovens. No país há muitos jovens que só estão atrás do celular e dos jogos. E aí quando se descobrem já passou muito tempo. E há ainda os que conhecem as drogas, tiram a própria vida e perdem oportunidades. Acredito que a fé, junto com a formação e a educação juntas, geram oportunidades, em especial para os jovens menos favorecidos", disse Diego.

Como líder religioso ele disse conhecer muitos jovens que foram amparados e seguiram caminhos pelo esporte e outros desejos para a sua vida profissional. Diego defendeu que as políticas públicas possam se aprimorar e gerar ainda mais oportunidades. 

"A união de esforços é fundamental. Acredito aqui que a maioria é líder e veio na intenção de se interessar pelo que acontece aqui e fazer a juventude ser reconhecida em todas as instâncias", completou o pastor.

 
Negócio

O analista de programas sociais do Senac, Fábio de Melo, lembrou que há 75 anos o Senac promove educação técnica para os jovens e que todos os anos procura se reinventar. Conforme destacou 90% dos cursos é de gratuidade em diversos segmentos de turismo, comércio e serviços.

"Mas o desafio é o seguinte: temos dificuldade em fechar as nossas turmas. Parece que esse é o momento de encontrarmos essa solução. Por um lado a sociedade diz que quer se capacitar, com várias oportunidades, mas muitas vezes precisamos adiar o começo de uma turma porque as pessoas que se inscreveram não foram. Então podemos, agora, adicionar um agente, que é a igreja. Percebemos que quando é uma igreja parceira inserida na comunidade encontra e aglutina os jovens interessados em mudar", defendeu Fábio.


O vereador Rodolfo Barros (PSB), ex-secretário Municipal Adjunta da Juventude, acompanhou as discussões. O parlamentar parabenizou a iniciativa porque a pauta principal que defende é a juventude. Como secretário ele lembrou que conseguiu consolidar uma política pública da juventude.

"A política pública da juventude foi abandonada em todo o país porque houve queda do orçamento. O jovem é a força de criatividade e construção da sociedade. Nos estudos técnicos para a construção do plano de desenvolvimento de Maceió é o momento de se investir na juventude na formação e geração de emprego e renda. Quando chegamos na secretaria não havia um projeto dos gestores anteriores para darmos continuidade", revelou  Rodolfo.

Segundo destacou, buscou parceria com o Senac e garantiu formação gratuita de pouco mais de 2 mil jovens e conseguiu empregar muitos com o apoio do Sine. Rodolfo destacou que como parlamentar continuará se dedicando à criação de oportunidades para a juventude.

Formação


Para a diretora educacional do Senac Roberta Albuquerque o compromisso do órgão é único e exclusivo com a formação para o mercado. Ela lembrou que a empresa tem preocupação social e é sem fins lucrativos
 Tanto que criou o Programa Senac de Gratuidade (PSG).

"Desde a formação básica ao curso técnico a sociedade maceioense tem como ter acesso gratuitamente. O programa de aprendizagem possibilita o acesso ao adolescente a partir dos 14 anos. Acolhemos alunos que muitas vezes fazem o curso de informática básica, que já chegam nas empresas com essa competência e, com isso, começam à frente. Essa é uma possibilidade. E a outra é o PSG. Este ano já proporcionou 23 editais na área de conservação e zeladoria, beleza e estética, comércio e gestão, gastronomia, moda e idiomas", destacou Roberta.

Roberta lembrou que a unidade conta com muitas parcerias, biblioteca para apoio e serviço à comunidade e até mesmo apoio para orientação vocacional. A entidade, por meio das parcerias, está em diversos pontos da cidade e do estado, por meio de igrejas e associações comunitárias. Para isso basta apenas ter um espaço com condições educacionais. Conforme destacou, as áreas de beleza e estética são naturalmente vocacionadas para o empreendedorismo.


O coordenador de Negócios do Senai Thiago Melo lembrou sua trajetória de vida, que em função da atividade da família morou em vários estados. Foi praticante de esporte e muitos ??? foram se perdendo ao longo do caminho. Quando era mais jovem não conhecia o Senac e o Senai. 

"Hoje participo de uma empresa magnífica com formação inclusiva. Se eu conhecesse instituições como Senac e Senai na época dos 14 anos, teria entrado no mercado antes. Então fiquei refém dos estudos. E hoje participo de uma instituição como essa para apresentar os cursos. Nós somos uma grande instituição para também garantir o empreendedorismo. Muito bom pensar que esse grupo aqui pode endossar parcerias. No ano passado formamos 11 mil pessoas na gratuidade e a maioria era jovem. Com nosso poder de capilaridade atendemos quase todos os municípios. Mas temos dificuldade de fechar as turmas. Também temos editais abertos, pois sempre estamos abrindo editais e em algumas vezes temos que prorrogar prazos porque temos dificuldades de preencher as vagas. Trabalhamos com a prática profissional", enfatizou Thiago.

Últimas Notícias