Última atualização do Site: 21 de fevereiro de 2025

Audiência pública discute medidas para aumentar segurança no trânsito para motociclistas

Faixa exclusiva para motos, pontos de apoio para trabalhadores e sinalização de vias estão entre as sugestões

sexta, 21 de fevereiro de 2025 às 16h30

A implantação de medidas para aumentar a segurança dos motociclistas no trânsito foi tema de audiência pública, nesta sexta-feira (21), na Câmara Municipal de Maceió. A faixa exclusiva para motos esteve no centro da discussão, e é uma proposta do vereador David Empregos, que conta com apoio de outros parlamentares.

 

A motofaixa, como é também é chamada, foi uma das indicações já aprovadas em plenário nas primeiras sessões da Casa e, com a realização da audiência, a solicitação à Prefeitura de Maceió deve ser reforçada.

 

De acordo com o vereador, a faixa já foi implantada em mais de dez municípios brasileiros, entre eles, São Paulo, onde os números apontam para a redução dos acidentes com mortes.

 

“O que temos em Maceió é uma faixa imaginária, porque os motociclistas transitam nela e, por consequência, acabam sofrendo acidentes. Daqui da audiência, vai sair essa proposta, que cabe ao DMTT [Departamento Municipal de Transportes e Trânsito] e à Secretaria de Infraestrutura executar. Vamos encaminhar a ata e cobrar para que realmente venha a sair do papel”, defendeu David Empregos.

 

O motociclista Clebio Silva já teve a oportunidade de circular pela motofaixa em São Paulo. Ele disse que se sentiu mais seguro e percebeu mais fluidez no trânsito. “Os veículos automaticamente respeitam o motociclista, além de que os números mostram que andar sobre a faixa é vinte vezes mais seguro. Essa ideia salva vidas”, pontuou.

 

De acordo com o engenheiro de transporte e representante do setor acadêmico no Conselho do Plano Diretor, Gregory Aguiar, apesar de não ser regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro, a faixa tem tido resultados positivos em outras cidades do país.

 

Ele argumenta que a implantação em Maceió pode ocorrer de forma experimental, como em São Paulo, e sem a necessidade de intervenções estruturais ou grandes investimentos. “A intervenção é apenas na parte da sinalização horizontal e vertical, que é de menor custo. Não perderia uma faixa para carros, porque, na verdade, ela só regulamenta algo que os motociclistas já fazem”, explicou.

 

Outras medidas sugeridas durante a audiência foram a criação de pontos de apoio para trabalhadores de aplicativos e mototaxistas e a manutenção constante da sinalização vertical para a prevenção de acidentes.

 

O vereador Jônatas Omena, presente no evento, salientou as indicações feitas frequentemente no plenário para que a Prefeitura mantenha faixas e lombadas sinalizadas, especialmente em bairros mais afastados do Centro.

 

O vereador Brivaldo Marques, que também participou do debate, acentuou que segurança viária, condições de trabalho, convivência no trânsito e regulamentação são pautas urgentes, e afetam diretamente os profissionais que utilizam a moto como ferramenta de trabalho.

 

Imagens do Álbum

Últimas Notícias