Audiência Pública reforça importância da prevenção ao suicídio

Narelle Pantaleão/Assessoria

quinta, 11 de outubro de 2018 às 15h40

A Câmara Municipal de Maceió, através da Comissão de Direitos Humanos, promoverá, na próxima segunda-feira (15), às 14h, um debate com o tema: “Suicídio: falar é a melhor solução”. A audiência pública, de proposição da vereadora Tereza Nelma (PSDB), deve acontecer no auditório do Senac, localizado no bairro do Poço.

A proposta é quebrar o tabu e debater o crescente número de suicídios, tratando dos seus índices, causas e de como o Poder Público pode auxiliar na precaução a essas ações.

Em abril desse ano foi aprovada a Lei Municipal nº 6.732, de autoria da vereadora, que institui o 10 de setembro como o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio em Maceió. Da mesma forma, em dezembro de 2017, foi publicada em Diário Oficial a Lei Municipal nº 6712, instituindo o Dia Municipal da Saúde Mental, também de autoria de Tereza Nelma.

“Fico feliz por me unir com pessoas que, assim como eu, tem a coragem de falar sobre um assunto ainda difícil de debater em sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 90% dos suicídios podem ser evitados quando essas pessoas buscam ajuda. E nos reuniremos justamente para isso, ajudar. Além disso, cobraremos celeridade na implantação dos planos estadual e municipal de Prevenção ao Suicídio, tão necessários para coibir esses tristes índices”, finalizou.

Dados do último relatório do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Geral do Estado (HGE) apontam que, em 2017, somente nesta unidade, houve 324 atendimentos relacionados as mais várias formas de tentativas de suicídio. Desse, 194 pacientes foram do sexo feminino e 130 do sexo masculino.