Câmara acompanha lançamento do Painel de Indicadores Educacionais de Maceió

2° vice presidente vereadora Gaby Ronalsa representou a mesa diretora e enfatizou compromisso com a educação

sexta, 02 de julho de 2021 às 16h21

A educação em Maceió avançará de forma planejada e com base em dados devidamente apurados no Painel de Indicadores Educacionais. Apresentado na manhã de hoje, na Escola Municipal Nosso Lar, o lançamento do banco de dados foi acompanhado pela 2° vice-presidente da Câmara Municipal de Maceió, a vereadora Gaby Ronalsa (DEM) que representou a mesa diretora. O levantamento é um diagnóstico do atual cenário e servirá para apontar o caminho dos próximos investimentos.

Para Gaby, educação é prioridade por conta da transformação social que pode fazer. Por esta razão destaca que a casa tem compromisso com essa pauta, tanto que recentemente aprovou o Cartão do Bem, para auxiliar estudantes da rede municipal com o repasse de R$ 100 e R$ 70 para a educação de jovens e adultos, num total de investimentos de R$ 12 milhões.

"A educação é uma pauta sempre prioritária que nós acreditamos ser transformadora para a sociedade. A criança que tem a oportunidade de estar na escola, com ensino de qualidade e sendo assistida se desenvolve e também ajuda sua família a se desenvolver", disse Gaby.

O Painel de Indicadores é um compilado de vários dados apurados junto a toda a rede que aponta suas necessidades atuais. É com base nesse levantamento que serão planejados os investimentos nos próximos anos. Segundo explicou o secretário Municipal de Educação, Élder Maia, é um amplo documento de 800 páginas contendo 45 indicadores educacionais distribuídos por unidades escolares, que são as Escolas de Ensino Fundamental e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

"A partir de hoje temos um painel minucioso com métricas sobre a educação do município. Hoje não se faz nenhuma política pública sem dados. Sendo assim, temos a convicção que estaremos investindo em áreas que realmente precisam de recursos e aprimorando outras que já identificamos com bom andamento", disse Maia.

O prefeito João Henrique Caldas (PSB) acredita que o diagnóstico será essencial para definir os rumos que a educação do município deverá tomar daqui para frente. Como parlamentar esse foi um compromisso em seu mandato e agora como gestor tem a oportunidade de efetivar ações transformadoras.

"Essa coletânea aqui será, na verdade, um guia. É uma carta náutica que nós temos para tomar as decisões com base nos números. Já reduzimos a evasão escolar e aumentamos em mais 4 mil o número de alunos na rede. Temos como meta a construção de mais de 30 escolas. No momento em que ocorrer o retorno às aulas,  iremos testar modelos que possam garantir a permanência na escola", disse JHC.

O evento contou com a presença de diversas autoridades: vereador Cléber Costa (PSB), deputado Davi Maia (DEM), o procurador Geral de Justiça, Márcio Roberto, o vice-prefeito Ronaldo Lessa (PDT), o reitor da Ufal Josealdo Tonholo, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça Manoel Cavalcante, o vice-presidente da OAB Vagner Paes e o deputado federal Pedro Vilela (PSDB).