Reconhecimento

Câmara aprova lei que garante apresentações de artistas de rua em espaços públicos

Projeto foi apresentado pelo vereador Leonardo Dias (PL) e homenageia o artista Edmilson Mendes conhecido como "Ceguinho do Centro"

quarta, 06 de setembro de 2023 às 00h00

Os artistas de rua que se apresentam, em Maceió, contam agora com uma lei que garante as apresentações em espaços públicos. Na manhã de desta quarta-feira (6) a Câmara Municipal de Maceió aprovou projeto apresentado pelo vereador Leonardo Dias (PL) denominado Lei Edmilson Mendes, em homenagem ao conhecido "Ceguinho do Centro".

"A lei é uma homenagem ao Edmilson Mendes, o Ceguinho do Centro, e vai favorecer os artistas desde que eles estejam cadastrados na Fundação Cultural de Maceió (FMAC). Ela diz respeito a desburocratização da atividade e assim o órgão vai conhecer quem faz arte e poder garantir que façam suas pequenas apresentações. É uma questão de justiça para quem faz arte", disse Dias.

O parlamentar disse que a demanda para a articulação do projeto nasceu durante uma audiência pública que reuniu artistas por iniciativa do colega de parlamento vereador Dr. Valmir Gomes (PT). Na o´portunidade entre outras reivindicações a categoria cobrou o reconhecimento da atividade para quem utiliza os espaços públicos."Foi um dos problema elencados pelos participantes que diseeram que, às vezes, são impedidos de se apresentarem", completou o vereador.

Reconhecimento

Antes de colocá-la em votação o presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB) reconheceu a importância social da proposta que reconhece o trabalho dos artistas de rua.

"Muito interessante a proposta e muito rica. Ela com certeza irá ajudar muitos artistas que estão espalhados por nossa cidade.  Vai dar a eles um caráter mais regular e evitar qualquer tipo de transporto. Além de também apresentarem sua arte para os turistas que nos visitam", enfatizou Netto.

Ao final da sessão Dr. Valmir, num gesto de gentileza, se dirigiu a Dias. Durante um aperto de mãos disse que ação parlamentar não deixa de ser uma "parceria" em defesa da arte. Ele lembrou que o colega do PL participou de quase todas as audiências que convocou na atual legislatura.

"Precisamos reconhecer aqui que a iniciativa é muito relevante. E acaba sendo uma parceria informal porque nos preocupamos com a categoria e isso ajudará a todos que fazem arte popular", definiu Gomes.