Última atualização do Site: 28 de junho de 2024

Economia Criativa

Câmara aprova PL para município investir 50% dos gastos em eventos com artistas locais

PL visa socorrer setor artístico que foi penalizado durante a pandemia de covid-19 com fim das apresentações

terça, 29 de junho de 2021 às 21h05

A crise que afeta o setor artístico da capital por conta da pandemia influenciou o vereador Leonardo Dias (PSD) a apresentar projeto para que 50% dos gastos do município com eventos seja para a contratação de profissionais de Maceió. O Projeto de Lei foi aprovado em primeira e segunda discussão na sessão ordinária virtual desta terça-feira (29), e numa extraordinária convocada em seguida pelo presidente vereador Galba Netto (MDB).

Segundo Leonardo por conta das medidas de distanciamento adotadas na capital e no Estado muitos profissionais da música e artistas em geral foram duramente afetados e seguem parados há mais de uma ano. A queda de renda foi evidente e ainda se mantém já que as apresentações continuam restritas. 

"Os artistas alagoanos sofreram muito durante a pandemia com a ausência de eventos e a dificuldade de trabalhar. Com esse projeto ajudaremos a classe e faremos com que o dinheiro circule dentro da própria economia local", defendeu Dias.

Em sua avaliação, se sancionado, o PL irá contribuir de forma decisiva não só para a recuperação financeira do setor como também para investimentos na própria categoria. A profissionalização será ainda maior e boa para todos, já que em sua avaliação os profissionais alagoanos têm muita qualidade. 

Vacina

Ainda em relação a pandemia, mas com foco na saúde, a vereadora Teca Nelma (PSDB) também conseguiu aprovar um importante PL para beneficiar grávidas e puérperas de Maceió.Pelo projeto elas terão prioridade na vacinação por parte do município já que também estão expostas a contaminação nesse período tão importante de suas vidas.

Grávida, a vereadora Olívia Tenório (MDB) destacou a importância da matéria, em especial porque há alguns meses vivia essa expectativa, mas que o município havia suspendido a vacina antes mesmo de ter início. Por outro lado, de lá para cá estudos têm comprovado que durante a gestação a imunidade das grávidas diminui o que as coloca em situação de risco. 

Investigação

No início da sessão, o vereador Fábio Costa (PSB) apresentou detalhes sobre uma investigação que realizou sobre a atuação da empresa V2 Ambiental, responsável pela gestão do Aterro Sanitário de Maceió, mas principalmente da recuperação do antigo lixão de Cruz das Almas. 

Segundo o vereador, mesmo com um contrato de R$ 6,5 milhões para proteger o meio ambiente na região, recolher o chorume e evitar o seu transbordamento, são graves os problemas constatados na região. O principal deles é quanto ao vazamento do produto oriundo da decomposição do lixo em direção à orla marítima. O flagrante, inclusive, teria originado uma multa aplicada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de R$ 100 mil.

De acordo com o parlamentar os fatos e toda a documentação que reuniu, inclusive, dados contratuais relacionados ao transporte de chorume para o emissário submarino serão repassados para a Prefeitura de Maceió. 

Diálogo

A tarde contou ainda com uma reunião, fora da agenda, do presidente da casa Galba Netto (MDB) com lideranças partidárias de esquerda, movimento estudantil, CUT e sindicalistas contrários a aprovação do título de cidadão honorário concedido ao presidente Jair Bolsonaro e a dois de seus ministros. 

Galba explicou que a casa tem representantes de todas os segmentos da sociedade e que seu papel é de gerir o andamento dos debates, propostas e votações. Sendo assim, não lhe caberia rejeitar pautas com base em posições pessoais e que atenderam a toda a tramitação regimental. 

O grupo participava de um protesto diante do prédio e pediu um encontro com a presidência. Participaram da reunião os vereadores Dr. Valmir (PT), Teca Nelma (PSDB), o 1° secretário Marcelo Palmeira (PSC), Alan Balbino (Podemos) e Cléber Costa (PSB). 

Na oportunidade eles também se manifestaram descontentamento com a aprovação do PL que criou o Dia do Nascituro e a Semana da Vida, a ser divulgada em forma de campanhas de conscientização no âmbito municipal inclusive nas escolas municipais.

Últimas Notícias