Última atualização do Site: 28 de junho de 2024

Reconhecimento

Câmara aprova por unanimidade Moção de Aplauso ao médico pediatra Milton Hênio

O profissional dá nome a uma comenda com o seu nome proposta pelo vereador Galba Netto em 2013

terça, 18 de maio de 2021 às 17h35

Arquivo Dicom/CMM

A proposição de uma Moção de Aplauso aos 58 anos de atividade do médico pediatra Milton Hênio, 84 anos, que anunciou sua aposentadoria da atividade clínica, uniu a Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (18), durante a sessão ordinária virtual. A proposta teve a autoria do vereador Eduardo Canuto (Pode) e logo mobilizou vários depoimentos que enfatizaram a humanidade e o seu profissionalismo. Assim como o homenageado o parlamentar também foi amplamente saudado pelos colegas da Casa Mário Guimarães. 

O presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB), autor da Comenda Milton Hênio em 2013, para destaques na área da medicina foi um dos primeiros a falar sobre o seu trabalho. A honraria foi promulgada em 2014 e foi concedida em 2016 há 11 profissionais. 

Segundo destacou, Milton Hênio foi um profissional que se notabilizou pelo "socorro a crianças e aos pais aflitos" além de ter atuado de forma longeva com a mesma qualidade e atenção. Conforme destacou ele antecipou sua parada em função da pandemia de Covid-19, mas continuará sendo uma referência na atividade médica alagoana. 

"É um ser iluminado e que traz tanta paz para aqueles que têm o prazer de conversar e conviver com ele. Sinta-se abraçado, congratulado e receba todas as homenagens e agradecimentos. O senhor contribuiu e muito através de sua profissão com todos os maceioenses, alagoanos e brasileiros. Vossa senhoria com certeza é uma daquelas personalidades que através do seu trabalho, do seu labor fez a diferença na vida das pessoas. Obrigado, obrigado de coração", agradeceu Galba. 

 

Dedicação

O 1° secretário vereador Marcelo Palmeira (PSC) também falou da importância profissional do médico e da relação familiar que mantém por conviver com o seu filho advogado Cacá Gouveia. Ele lembrou que por conta disso não foram poucas às vezes que teve a oportunidade de nesses momentos vê-lo consultando e acompanhando o desenvolvimento de seu filho. 

"Ele atendeu os filhos no início de sua atividade e, agora os netos e os bisnetos. Isso mostra o tamanho de sua habilidade e sua responsabilidade profissional. Quero parabenizar o autor da proposta e o homenageado esse grande alagoano", destacou Marcelo.

Médico o vereador Cléber Costa (PSB) lembrou que Milton Hênio foi inovador até mesmo no atendimento as pessoas em situação de rua numa época em que isso não era muito comum em Alagoas. "A Gazeta Digital lembra aqui, em reportagem especial, que ele saía numa ambulância para tratar as pessoas de rua que naquela época eram tidos como indigentes e ele como estudante fazia esse trabalho. Parabéns, sua história de vida é um exemplo para todos os colegas que estão se formando no dia de hoje. Um abraço no coração", lembrou Costa.

Chico Filho (MDB), se considerou um privilegiado por ter sido paciente de Milton Hênio, ter a oportunidade dos filhos também serem atendidos por ele e gozar de sua proximidade e convivência por ter casado com uma de suas sobrinhas.

"Ele tem uma luz especial. É um ser humano diferente. Tem uma áurea especial em volta dele. Poucas pessoa nesse mundo eu conheço que são uma unanimidade. Cuidou de várias gerações. Cuidou dos nossos pais, da gente e dos nossos filhos. Vai deixar um vácuo na medicina de Alagoas". Ele lembrou ainda de uma passagem que quando o seu primeiro filho nasceu, recebeu um forte abraço do médico. "A gente foi dar o primeiro banho nele e o Dr. Milton estava ao nosso lado e me deu um dos abraços mais emocionantes da minha vida", revelou Chico visivelmente emocionado. 

Empossado este mês, o vereador Alan Balbino (Pode) saudou o homenageado destacando que são muitos os médicos que admiram Milton Hênio. Ele citou uma frase utilizada para definir a profissão: "médico é aquele que adoece com o paciente". Para o vereador o profissional alagoano abraçou a atividade considerada abençoadora e protetora. "Salva vidas dando a sua própria vida por meio de sua dedicação", contextualizou Balbino com o momento atual da pandemia. Conforme lembrou os 25 vereadores têm algo em comum com Milton Hênio. "Sua historia de vida ficará marcada em nossa mente. É importante que nos dias de hoje fique como exemplo", destacou Balbino parabenizando também a Mesa Diretora.

Outro que lembrou que Milton Hênio também foi seu médico, assim como de seus irmãos  e que, mais recentemente também viu os seus filhos serem atendidos, foi vereador Fernando Hollanda (MDB). Segundo o vereador, numa das consultas com a filha, aos seis meses, o médico fez uma digressão sobre como seria sua personalidade ao crescer.

"Ele percebia já naquele momento com a sensibilidade dele mostrava detalhes de como seria sua vida e o seu diagnóstico. Outra coisa impressionante era que ele passava o telefone pessoal e recomendava que após aplicarmos a medicação, à noite, ligasse para ele porque queria saber o andamento da saúde", acrescentou Fernando. 

Últimas Notícias