2° Discussão

Câmara aprova projeto que define atividade religiosa como essencial em períodos de calamidade pública

Proposta do vereador Pastor Oliveira (Republicanos) como forma de garantir assistência espiritual

terça, 06 de abril de 2021 às 17h31

A Câmara de Vereadores aprovou em 2°  discussão, em sessão ordinária virtual, nesta terça-feira (6), o projeto do vereador Pastor Oliveira Lima (Republicanos) que torna a atividade religiosa das igrejas e templos de qualquer culto em essencial. A proposta já havia sido aprovada na semana passada, em 1° discussão por maioria de votos. Durante as explicações pessoais, no início das atividades parlamentares, presidida pelo 1° secretário vereador Marcelo Palmeira (PSC) ele lembrou que a ela será aplicada em situações de calamidade pública, a exemplo do que vive o país com a pandemia da Covid-19.

"O importante é que fique claro que o projeto ajuda a regulamentar a atividade, inclusive com fiscalização da vigilância sanitária. Tudo será feito com todo o cuidado e respeitando os protocolos sanitários. A proposta é importante porque os templos são locais de apoio espiritual e com o avanço da pandemia há muitas pessoas com problema de ansiedade, solidão, ângustia e necessitando de apoio neste momento. Além disso, nestes períodos aumentam o consumo de álcool, problemas familiares de violência e muitas vezes as igrejas são locais que servem de acolhimento inicial", explicou Oliveira.

O autor da proposta também disse que irá auxiliar na fiscalização e conscientização dos líderes religiosos para que cumpram a legislação, bem como os decretos municipais e estaduais. Ele explicou, ainda, que a legislação é para preservar a atividade de apoio, mas respeitando o distanciamento e evitar situações de aglomeração.

A proposta reverberou de forma positiva no plenário. No momento da votação, vereadores das mais variadas matizes ideológicas saíram em seu apoio. A vereadora Silvânia Barbosa (PRTB), que se apresentou como evangélica, disse que tem presenciado os cuidados para a realização de cultos na igreja que frequenta. O vereador Leonardo Dias (PSD) também defendeu a proposta e parabenizou a iniciativa, assim como Dr. Cléber Costa (PSB) que destacou a importância e o poder da oração em momentos delicados como os vividos na atualidade.

A vereadora Teca Nelma (PSDB) reconheceu a importância da atividade religiosa, a importância das igrejas, porém, votou contra a proposta por entender que a regulamentação deve ser feita por órgãos técnicos, por conta do período de pandemia e os riscos de contaminação iminentes. "Não sou contra as igrejas, mas apenas a lei pela forma com que ela foi apresentada", justificou Teca.

Os vereadores também aprovaram em segunda discussão os seguintes projetos: Institui no calendário oficial do município o dia municipal do historiador, a ser comemorado anualmente no dia 17 do mês de agosto, e dá outras providências; Projeto de lei que institui o dia de combate a microcefalia; Institui no âmbito do município de Maceió a semana da tecnologia e inovação, a ser celebrado anualmente entre os dias 16 e 22 de outubro e  Institui a semana da conscientização, prevenção e combate ao câncer de pele no calendário oficial do município de Maceió e dá outras previdências.