Última atualização do Site: 28 de junho de 2024

Homenagens

Câmara concede títulos de cidadão honorário ao major aviador Luciano Bacellar e ao capitão de Fragata Wendell Petrocelli

Os títulos foram propostos pelo vereador Leonardo Dias (PSD) e aprovados por unanimidade pelo plenário

Dicom/CMM

segunda, 13 de dezembro de 2021 às 17h02

Dicom/CMM

A Câmara de Maceió concedeu dois títulos de cidadão honorário, na manhã desta segunda-feira (13), ao capitão dos Portos de Alagoas - capitão de fragata, Wendell Petrocelli e ao comandante do Destacamento Aéreo,  major aviador Luciano Barcellar. As honrarias foram propostas pelo vereador Leonardo Dias (PSD) e aprovada por unanimidade pelo plenário. O evento aconteceu no Dia d Marinheiro. 
 
A saudação aos homenageados foi feita pelo sub-comandante da Polícia Militar, coronel Túlio Emeri. Ele destacou o empenho e a fidalguia dos comandantes, bem como a união entre as forças que com muita gentileza e presteza sempre estão a disposição das autoridades alagoanas. Ele também enfatizou a importância das famílias como sendo o suporte moral e emocional de todas autoridades presentes. 
 
"Todos estes homens cumprem as missões que lhes são dadas, mas sem as famílias, as esposas em especial, dificilmente conseguiriam êxito. A base e segurança para que possam desempenhar suas atividades vem de vocês", disse o coronel Túlio. 
 
Nascido em Aracaju, o vereador Leonardo Dias, disse saber bem o sentimento dos homenageados por conta do modo como a cidade costuma acolher. Por isso, a partir da experiência pessoal entende que uma homenagem como a de título de cidadão honorário é uma forma de deixar ainda mais fechado o sentimento com a Maceió. Sobre a ligação com as forças militares lembrou um pouco da trajetória do avô, Adalberto Fonseca, e o quanto tinha orgulho de ter servido a Marinha do Brasil. 
 
 
"Nosso município é acolhedor e recebe a todos que vem para trabalhar. Pelo acolhimento me sinto na obrigação de lutar com todas as forças por esse povo. Sei que esse é o sentimento que todos os homenageados têm por essa terra. São homens que regidos pelas suas missões deixam exemplos para as atuais e futuras gerações, em defesa da família e dos valores da sociedade. São pessoas que estão no lugar certo e na hora certa. Meu avô, defendeu este país da intentona comunista", lembrou Leonardo.  
 
Cidadãos Honorários
 
O primeiro homenageado a falar foi o major Bacellar que destacou a importância da missão desempenhada em Alagoas e que está sendo concluída com êxito. Nomeado em 2020, em sua avaliação, mesmo em plena pandemia foi possível cumprir com todas as determinações, em especial a garantir do tráfego aéreo para pousos e decolagens, ou ainda para as aeronaves que cruzaram o Estado com total segurança.
 
"Gratidão por ter trabalhado à frente do comando aéreo de Maceió. Essa cidade tornou-se para mim um sinônimo de beleza e qualidade de vida. Parti para um sonho aos 17 anos levando os valores de minha famílias. Pós formado já servi em quatro cidades diferentes. Em 2020, ficamos muito felizes por vir comandar e cumprir nossa missão em Maceió. Vim para a cidade onde o Brasil passa férias. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos controlar mais de 40 mil aeronaves e outras 29 mil em atividades de pouso e decolagem, bem como atuar em ações de desinfecção, além de de traçarmos um plano de emergência por conta dos bairros afetados pelo afundamento", Bacelar que segue para nova missão em Brasília.
 
Em seguida foi a vez do capitão de fragata, Petrocelli, que além de destacar suas raízes familiares alagoanas, enfatizou a missão desempenhanda a frente da Capitania dos Portos. Atividade que incluiu a além da segurança e trabalho educativo ações solidárias que envolveram toda a sociedade alagoana. Durante a fase mais crítica da pandemia, juntamente com outras forças militares também realizaram o trabalho de desinfecção de áreas consideradas críticas. 
 
"Vim para cá na infância e sempre tive o sonho de voltar a morar em Maceió. Tinham possibiliades mínimoas e isso ocorreu durante uma seleção com outros 56 oficiais. Todos queriam vir para cá, mas fui o agraciado. Por isso sou grato a Deus em ter vindo para cá. Agradeço a minha família por ter me acompanhado nessa jornada em todas as mudanças que já enfrentamos. Agradeço a parcela de minha equipe pela lealdade e espírito de colaboração. A cada dia vocês me impulsionam a liderar sempre para prestarmos o melhor serviço a sociedade alagoana. Agradeço a Sociedade Amigos da Marinha pela difusão e mentalidade marítima. Agradeço a Marinha, pois a probalidade de estar aqui era muito baixa. Mais ainda a capitania que tem como missão a segurança no mar, do tráfico aquaviário poluição hídrica e ao longo dos 260 km do litoral mais belo do país - o qual pisei quase palmo a palmo - pela minha designição como autoridade marítima aqui no Estado", Wendell. 
 
A solenidade também contou com as presenças do Comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente-coronel Rodrigo Pain (exército), Coronel Túlio Emeri (PM), o sub-comandante do Corpo de Bombeiros  de Alagoas Waldeck Amorim (Bombeiro Militar), Sociedade Amigos da Marinha, capitão Mar e Guerra Antônio Barbosa.

Últimas Notícias