Honraria

Câmara entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió ao presidente do TJ desembargador Kléver Loureiro

Entrega ocorreu no Palácio República dos Palmares em seu último dia como governador em exercício

quinta, 09 de dezembro de 2021 às 22h33

A Câmara de Maceió corrigiu uma injustiça histórica em relação ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Kléver Loureiro. Em seu último dia no exercício no cargo de governador do Estado, e no Palácio República dos Palmares, ele recebeu, na tarde desta quinta-feira (9), o Título de Cidadão Honorário de Maceió. A proposição da honraria foi do 1° secretário vereador Marcelo Palmeira (PSC) e subscrita pelo presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB).

"Me sinto muito honrado com esse título após 35 anos de atividade jurídica em Alagoas ser homenageado no momento em que ocupo, em exercício, o Governo do Estado. Do fundo meu coração estou muito grato. Isso é imensurável. Fico orgulhoso e serei grato para o resto da minha vida. É um marco para mim e todos os vereadores ficarão tatuados em minha mente", disse o governador em exercício.

Loureiro lembrou que nasceu em Recife por obra total do acaso, já que sua família tem suas raízes fincadas na cidade de Passo do Camaragibe. Porém, diante da atividade funcional do pai servidor federal, no momento em que sua mãe estava grávida a família morava na capital pernambucana.

Para o propositor, Marcelo Palmeira, a história de Kléver com o judiciário alagoano não pode ser esquecida e homenageá-lo era uma obrigação da casa. "Precisávamos corrigir essa falha histórica após 35 anos de contribuição para a Justiça alagoana com uma reconhecida contribuição para o mundo jurídico", destacou em pronunciamento.

Em seguida o presidente Galba não só reconheceu a importância da honraria como enfatizou a natureza da homenagem. Ele lembrou que a partir daquele momento a casa fazia justiça diante da dedicação e do reconhecido zelo do desembargador com sua atividade no Estado.

"É uma satisfação para nós em fazer essa justiça. A CMM faz essa justa homenagem num momento em que o senhor não só está à frente do judiciário alagoano como também no comando do Estado. É o nosso reconhecimento por todos os relevantes serviços prestados ao Estado e a nossa capital", declarou Galba.

Na oportunidade o vereador Chico Filho (MDB) também enfatizou o reconhecimento da casa que suspendeu suas atividades para garantir a entrega da honraria. O vereador Pastor Oliveira Lima (Republicanos) presenteou o governador em exercício com um bíblia, que em sua avaliação é um livro que fala ao coração. "Nunca deito, nem levanto para começar o meu dia sem rezar e orar. Tenho fé em Jesus Cristo", completou o desembargador.

Presente a homenagem, o juiz auxiliar Orlando Rocha, que iniciou no judiciário em 1986 juntamente com Kléver enalteceu os discursos dos vereadores e confirmou que naquele momento estava sendo reconhecida a importância de toda uma trajetória honrada do judiciário alagoano.

"Tudo o que foi dito aqui é a mais pura verdade. Kléver é uma pessoa simples e que recebe a todos, sem nenhuma dificuldade, além de conviver com todas as camadas da sociedade, situação que manteve nestes últimos nove anos como desembargador", acrescentou Rocha que será confirmado desembargador do TJ por antiguidade.

Compareceram a homenagem os vereadores Aldo Loureiro (Progressistas), Fábio Costa (PSB), Leonardo Dias (PSD), Dr. Valmir Gomes (PT), Cal Moreira (PSC) e João Catunda (PSD).