Agosto lilás

Câmara publica lei que prioriza casa para mulheres vítimas de violência

Proposta da vereadora Silvânia Barbosa foi apoiada por todos os vereadores

terça, 17 de agosto de 2021 às 21h45

A Câmara de Maceió promulgou a Lei 68/2020 que vai garantir a mulheres vítimas de violência a prioridade para a aquisição de imóveis dos programas habitacionais em vigor na capital. De iniciativa da vereadora Silvânia Barbosa (PRTB), ela sensibilizou o prefeito JHC (PSB) durante lançamento da campanha Agosto Lilás.

Na sessão ordinária híbrida desta terça-feira (17),  a vereadora agradeceu ao presidente Galba Netto (MDB) pela publicação no Diário Oficial e lembrou do caráter social da lei. Segundo a parlamentar, muitas vezes o que faz uma mulher sofrer violência doméstica durante anos é justamente o fato de não terem para onde ir.

"Uma vitória para mulheres em vulnerabilidade, que muitas vezes, além de toda a violência física e psicológica que sofrem, sequer possuem uma renda e quase sempre precisam recomeçar a viver como mães solo. É obrigação de todo e qualquer político criar mecanismos que auxiliem essas vítimas. Sem contar que muitas delas são jovens e com pouca escolaridade", disse Silvânia.

Para GalbaNetto a iniciativa é algo de muita relevância principalmente porque os números confirmam que em Alagoas a violência contra a mulher é estrutural. "Fico feliz em ver que a casa contribuiu para um problema relevante como este já que a violência contra a mulher é uma realidade. Então, nada mais justo que agora possam receber apoio para um novo recomeço", enfatizou o presidente.

Silvânia Barbosa disse que conseguiu conversar pessoalmente com o prefeito e ele havia se comprometido que os próximos cadastros e entregas de imóveis irão levar em conta, também, mulheres com esse perfil.

A iniciativa anunciada pela vereadora foi apoiada pelo vereador Pastor Oliveira (Republicanos). "Precisamos sempre nos posicionar contrários a todo tipo de violência e desenvolver políticas públicas para as mulheres. Contem sempre com meu apoio para isso", garantiu Oliveira Lima.