Homenagens

Câmara realiza sessão solene itinerante no Benedito Bentes para entrega de comendas

Sessão foi proposta pelo vereador Siderlane Mendonça (PL) para homenagear personalidades do bairro

quarta, 20 de dezembro de 2023 às 00h00

A Câmara de Vereadores de Maceió realizou uma sessão itinerante, na noite desta segunda-feira (18), no bairro Benedito Bentes. A proposição foi feita pelo vereador Siderlane Mendonça (PL), com o propósito de agraciar três personalidades do bairro com honrarias concedidas pela Casa.

“Uma das principais características do legislativo municipal é ter proximidade com a população. Isso inclui não apenas a ida aos bairros e comunidades, em busca de soluções. Mas também enaltecer o trabalho de pessoas que contribuem para a melhoria da vida em sociedade e fomenta o desenvolvimento, em qualquer seara. Me alegro muito por poder proporcionar essa experiência aos moradores do Benedito Bentes, de onde eu vim e por quem sempre lutei. Não me esquecerei das minhas raízes. E nesta oportunidade eles conseguem vislumbrar com mais clareza que a Câmara atua em favor deles, em favor do povo da capital”, destacou Mendonça.

Homenagens
A sessão ocorreu na Rua da Princesa, na comunidade conhecida por este mesmo nome, onde foi montada uma estrutura coberta para a realização da solenidade. Centenas de pessoas prestigiaram a ação parlamentar.

O primeiro homenageado foi o comerciante José Gilson Lopes do Nascimento, agraciado com a Comenda Vereador Otacílio Holanda concedida a personalidades com destacada atuação política, comercial e industrial.

Dono de uma bela trajetória de superação, ele é proprietário de um grande supermercado do bairro, que emprega cerca de 200 pessoas de forma direta e indireta, beneficiando a economia local.

“Agradeço, em primeiro lugar, a Deus. Sem ele a gente não é ninguém. Agradeço a minha família que está presente, aos amigos. Agradeço especialmente ao meu amigo e vereador Siderlane, que permitiu a vocês conhecerem parte da minha história. Ser comerciante não é fácil. Principalmente quando a gente vem ‘de baixo’ e sem dinheiro para começar. A luta é grande. Olho aqui e vejo muitos clientes, a quem agradeço. Mas, graças a Deus, com saúde a gente vence. Obrigado”, comemorou.

O engenheiro civil José Cícero Barbosa da Silva Junior recebeu a comenda Conselheiro Tutelar Gonçalo Minin de Lins, que reconhece e valoriza atuação dos conselheiros tutelares. Eleito por duas vezes consecutivas para o cargo, Junior Mendonça, como é mais conhecido, atua na Região Administrativa X, no Benedito Bentes 1.

“Agradeço imensamente pela honraria. Minha família tem dedicado a vida a esse bairro. As pessoas confiam em nós e retribuímos isso pelo nosso trabalho. Continuarei batalhando todos os dias para honrar os 526 votos que tive nessa recondução”, afirmou.

E a maior condecoração da noite foi entregue de forma póstuma ao pai do vereador Siderlane, senhor Geraldo Ferreira de Mendonça, falecido no último dia 12 de outubro, aos 73 anos, de causas naturais.

Visivelmente emocionado, o parlamentar esclareceu que o título de Cidadão Honorário de Maceió foi aprovado por unanimidade pelo parlamento municipal enquanto o pai ainda estava vivo. Mas como seu Geraldo teve uma ativa participação no desenvolvimento social na região da Princesa, no Benedito Bentes, decidiu manter a entrega do título, in memoriam.

Ele nasceu em União dos Palmares, mas mudou-se para a capital quando tinha 23 anos. Morou primeiro no bairro Ponta Grossa, mas seguiu para o então Conjunto Benedito Bentes, pouco depois da fundação desse.

Lá, fixou raízes e criou cinco filhos. Trabalhou como fiscal de ônibus, vigilante escolar e servidor público. Sempre ajudou aos moradores do bairro e na condição de líder comunitário lutou pelos direitos dos moradores.

Apaixonado por política, ainda atuou como assessor parlamentar, contribuindo para garantir avanços para a população. A mãe dele, dona Mariêta Mendonça, recebeu o título acompanhada dos filhos e familiares que também prestigiaram a sessão solene.

“O que eu mais gostaria neste momento era da presença dele. Sinto muita falta. Mas Deus quis assim. Meus filhos estão comigo por causa dele. Ele era muito bom comigo. Obrigado por vocês todos estarem aqui. Estou muito feliz”, declarou.

A sessão solene foi transmitida ao vivo, pela TV Câmara, e está disponível no canal oficial da Câmara de Vereadores de Maceió, no Youtube, podendo ser acessada a qualquer momento.