Câmara zera a pauta de projetos e requerimentos antes do recesso de julho

Durante sessão ordinária desta quinta-feira, representantes dos jornalistas usaram a Tribuna para falar sobre a greve da categoria que já dura três dias

quinta, 27 de junho de 2019 às 18h00

Na última sessão ordinária do semestre, realizada nesta quinta-feira (27), antes do recesso parlamentar, que tem início no próximo dia 1° e se estende até o dia 31 de julho, os vereadores deliberaram e aprovaram diversos requerimentos e indicações que visam a melhoria da infraestrutura da capital alagoana.

Entre as iniciativas dos parlamentares, uma de Cléber Costa (Progressistas) que pede ao Executivo que faça o saneamento e calçamento do Conjunto Tacilio Holanda, além de requerer pintura e nova iluminação da Praça Menino Jesus de Praga, no Pinheiro.

Mauro Guedes (PV) teve indicação aprovada para que a prefeitura realize ampla limpeza em torno do Riacho do Silva e adjacências, na Rua José Moreira, em Bebedouro, e colocação de luminárias em LED e troca de lâmpadas dos refletores no Vale do Reginaldo.

Já o vereador Samyr Malta (PTC) vai homenagear o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, com a concessão do Título de Cidadão Honorário de Maceió.

Do DEM, Maria Aparecida solicita ao Executivo que proceda com a pavimentação básica da Rua Manoel Inácio, em Chã da Jaqueira. Luciano Marinho (Podemos) requer infraestrutura e pavimentação asfáltica na Rua Cristina Braga e Avenida Tancredo Neves, no Village Campestre.

Por fim, Fátima Santiago (Progressistas) solicita estudo por parte da Prefeitura que viabilize sentido único de tráfego na Avenida Fábio Wanderley, no Eustáquio Gomes.

JORNALISTAS - Após as atividades regimentais do dia, os parlamentares receberam jornalistas e membros do sindicato da categoria que estão em greve há três dias contra a proposta dos empresários do setor de reduzir em 40% os salários dos trabalhadores em comunicação. Os jornalistas levaram as demandas e pediram apoio aos parlamentares e ouviram, do presidente, Kelmann Vieira (PSDB), além da solidariedade, a garantia de que a Casa vai ser a primeira em Alagoas a implantar integralmente o piso salarial para os profissionais que trabalham no Parlamento.

"O jornalismo é uma das nossas grandes ferramentas de relacionamento entre as instituições, Poder Público e o povo. Abrimos espaços aqui para os profissionais dessa categoria pudessem reivindicar apoio do Legislativo na luta que travam pela manutenção do piso", declarou o presidente do Legislativo.

De acordo com Kelmann Vieira, em agosto, a Mesa Diretora da Casa vai apresentar um Projeto de Lei instituindo o piso salarial dos jornalistas para os integrantes da Diretoria de Comunicação da Casa.

TEREZA NELMA – Também durante a última sessão do semestre, os vereadores receberam a visita da deputada federal Tereza Nelma (PSDB). Como ex-vereadora, além de rever os colegas, a parlamentar também prestou solidariedade aos jornalistas alagoanos.