Comandante do 59º Batalhão recebe título de cidadão honorário de Maceió

Durante sessão solene, também foi outorgada Comenda Desembargador Mário Guimarães ao general Nilton Moreira Rodrigues

Niviane Rodrigues

quinta, 22 de novembro de 2018 às 14h40

Assessoria

Sessão solene marcou, nesta quinta-feira (22), pela manhã, a concessão de Título de Cidadão Honorário ao comandante-geral do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), coronel Nilton Diniz Rodrigues e a entrega da Comenda Desembargador Mário Guimarães ao general Nilton Moreira Rodrigues. A solenidade ocorreu no auditório da Casa da Indústria, no Farol, e foi presidida pelo vereador Eduardo Canuto (PSDB), autor da propositura de outorga, aprovada pelos demais parlamentares que compõem a Câmara Municipal de Maceió.

Integrantes da corporação, da Segurança Pública, de instituições, amigos e familiares prestigiaram a solenidade e puderam destacar a importância do momento e do reconhecimento aos dois homenageados.

Estou do lado de uma das pessoas mais importantes na minha vida, o general Nilton Moreira. Tive oportunidade de compartilhar os ensinamentos dele com meus filhos, e hoje estou podendo compartilhar com meus netos. Família, segurança e religião são pilares importantes e foram fundamentais na minha formação e a ele devo esses ensinamentos”, disse Eduardo Canuto, que serviu ao Exército à época em que o general era comandante do 59º BIMtz. “ O general Nilton reconhecia os valores, conhecia o potencial de cada soldado. Tudo o que tenho e sou devo ao esporte, mas na minha vida militar tudo que sou devo ao senhor, general, que foi um pai para mim”, declarou o parlamentar.

Da Associação dos Ex-Combatentes e Amigos do Museu, Romany Cansanção Mota agradeceu à Câmara e ao vereador Eduardo Canuto por atender ao pedido feito pela entidade e falou de sua admiração e reconhecimento ao general Nilton Moreira. “Não só pela carreira militar, mas como amigo e pela vida acadêmica que o senhor seguiu. Temos aqui um cidadão alagoano, capelense, que se preocupou com a vida acadêmica e isso não é para qualquer um. O senhor deixou seu legado de ética, seriedade e de como conduzir a atividade pública, quando comandou a Sudene, o Sebrae”, disse.

O general Nilton Moreira agradeceu a homenagem concedida a ele e ao filho e falou de seu sonho acalentado durante anos, que era o de comandar o 59º BIMtz, à época 20º Batalhão de Caçadores. “Naquela época, tínhamos três alternativas: ser advogado, militar ou do Banco do Brasil”, afirmou.

O comandante do 59º, coronel Nilton Rodrigues falou de sua alegria em receber o Título de Cidadão Honorário de Maceió, disse que foi o único da família a nascer no Rio de Janeiro, onde o pai se encontrava a serviço do Exército. “É muito importante receber o título da cidade de Maceió. Por um acaso do destino, meu pai estava fazendo a Escola Maior e eu acabei nascendo no Rio, diferente de todos os integrantes de minha família. Mas não tenho nenhum vínculo com o Rio, não é minha raiz, não é o local que eu vou me estabelecer no futuro. Essa é minha cidade, meu chão, minha terra e hoje o significado disso para mim é extremamente importante”, declarou.