Condenação de assassino de Silvânio Barbosa repercute entre vereadores

Para parlamentares, pena de 24 anos em regime fechado significa que “Justiça foi feita”

Luciano Milano

quarta, 29 de maio de 2019 às 17h25

Repercutiu intensamente na sessão ordinária desta quarta-feira (29) da Câmara Municipal de Maceió a condenação de Henrique Mateus, a 24 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato do vereador Silvânio Barbosa, crime ocorrido em setembro do ano passado. Henrique Mateus matou o parlamentar a golpes de faca, no apartamento da vítima, no Benedito Bentes. O veredito foi anunciado, na última terça-feira (28), pelo juiz Rodolfo Osório Gatto, da 6ª Vara Criminal de Maceió.

Sempre emocionada quando se refere ao assunto, a vereadora Silvania Barbosa (PRTB) foi a responsável por abordar a condenação na tribuna da Casa de Mário Guimarães. Além de colegas de parlamento, Silvania e Silvânio Barbosa eram muito amigos. Destacando as qualidades de Silvânio, a segunda secretária do Legislativo lembrou que segue cumprindo a promessa de fazer com que a memória de Silvânio não se apague com o tempo.

“Aquele rapaz finalmente foi condenado. A pena é de 24 anos e, se não podemos trazer Silvânio Barbosa de volta, pelo menos a Justiça cumpriu sua parte de colocar atrás das grades uma pessoa fria e sem nenhuma empatia pela vida humana. Como todos sabem, Silvânio era mais que um colega de parlamento, era um amigo com quem eu dividia coisas íntimas e de quem ouvia questões particulares da vida dele. A saudade é enorme e, após oito meses de sua partida de forma trágica, sigo aqui na tribuna da Câmara fazendo com que ele não seja esquecido”, declarou Silvania Barbosa, lembrando que a justiça de Deus ainda aguarda por Henrique Mateus para ser feita.

A liberação de bebida alcoólica nos estádios por parte anunciada na última terça-feira pelo governador Renan Filho (MDB) também serviu para a vereadora do PRTB lembrar a atuação comprometida de Silvânio Barbosa com assuntos relevantes para a sociedade.

“O governador, acertadamente, anunciou que vai sancionar projeto da Assembleia Legislativa liberando a comercialização de bebida alcoólica nos estádios de futebol de Alagoas. Bem antes dessa iniciativa, esta Casa aprovou PL do Silvânio Barbosa que tratava da mesma liberação. Infelizmente, à época, a Justiça entendeu como inconstitucional e vetou a lei. Esse é só um exemplo do trabalho desenvolvido pelo meu amigo que, no Benedito Bentes, pode haver alguém igual a ele no bairro, mas nunca existirá um maior e com mais representatividade que Silvânio Barbosa”, afirmou a vereadora.

A fala de Silvania Barbosa gerou diversos apartes dos demais vereadores no Plenário da Casa.

“Enquanto podemos compartilhar do dia a dia desta Casa com o vereador Silvânio Barbosa, fazia questão de dizer a ele o quanto o trabalho que ele realizava pelo Benedito Bentes e Maceió era importante. Silvânio era um parlamentar combativo, cobrava, às vezes, até de nós colegas dele aqui na Câmara, mas também sabia ser companheiro. Apesar de posicionamentos fortes, sabia compor, abria mão de convicções em nome do coletivo. Por isso, vereadora Silvânia Barbosa, faço aparte a sua fala para prestar minha homenagem e registrar a condenação do assassino frio que tirou uma vida de forma brutal e por motivo fútil”, comentou Francisco Sales (PPL), acompanhando pelo líder do governo na Casa, Samyr Malta (PTC).

“A passagem de Silvânio Barbosa por essa Casa dificilmente será apagada porque ele teve atuação de destaque como vereador, sempre preocupado com o bem-estar social de toda população. Solidarizo-me com a senhora, vereadora Silvania, e também comemoro a condenação do assassino do nosso amigo Silvânio. Infelizmente, a vida dele não volta, mas o criminoso vai ter um bom tempo atrás das grades para poder refletir no que fez”, disse Malta.