CREA homenageia vereadores como amigos da engenharia alagoana

Entidade reconheceu empenho do presidente Galba Netto (MDB) e dos vereadores Eduardo Canuto e Cléber Costa (suplente)

segunda, 13 de dezembro de 2021 às 16h40

O relacionamento institucional da Câmara de Vereadores com entidades classistas tem se ampliado na atual legislatura. O reconhecimento mais recente dessa aproximação ocorreu na 5° Semana de Engenharia, celebrada na semana passada, quando o presidente vereador Galba Netto (MDB) foi homenageado como amigo da categoria. Além dele, os vereadores Eduardo Canuto (Podemos) e o suplente de vereador médico Cléber Costa (PSB) também foram agraciados. As honrarias foram entregues por conta da retificação no estatuto do servidor público, após 21 anos, para permitir que os engenheiros de segurança do trabalho realizem laudos de insalubridade e periculosidade no âmbito municipal. Antes da alteração apenas médicos do trabalho estavam aptos a realizá-las.

"Entendemos a situação e não hesitamos em fazer o que era certo e estava ao nosso alcance. Essa é uma mudança que vai ser importante para a categoria e para o mercado porque vai criar novas oportunidades de trabalho. É importante para a sociedade que a Câmara de Vereadores tenha esse compromisso com as organizações e assuntos que sejam relevantes para todos. É com esse olhar que estamos ao lado dos vereadores. Nos sentimos honrados por essa homenagem, mas entendemos que o que fizemos nada mais foi que nossa obrigação, pois era um ato de justiça com um segmento que faz tanto pelo nosso Estado", disse Galba.

Ao final do pronunciamento Galba confirmou a promulgação por parte da CMM e o encaminhamento para publicação no Diário Oficial do Município com a inclusão dos engenheiros de segurança do trabalho, também, como profissionais aptos a realizarem as perícias em conformidade com a legislação nacional que já reconhecia essa atribuição profissional.

A entidade vive um momento ímpar com a engenheira Rosa Tenório, primeira mulher a comandá-la. Ela lembrou que na gestão do ex-presidente Fernando Dacal já se havia tentado alterar o estatuto, por iniciativa do vereador Eduardo Canuto, primeiro a lutar pela causa. Entretanto, o processo não avançou e, posteriormente, ao ocupar mandatos como secretário a matéria foi sendo esquecida. Somente quando retomou sua atividade no parlamento, este ano, com o apoio do atual presidente Galba Netto houve um esforço concentrado para as discussões serem retomadas.

"E quis o destino que isso ocorresse num momento em que o CREA tem a primeira mulher presidindo a entidade, um médico, o Dr. Cléber fosse o relator da matéria, com o Canuto como autor da proposta, além do Galba presidente. Vale lembrar que tivemos a chance de discutir isso aqui no CREA com eles e menos de dois meses depois o projeto de alteração estava sendo votado em plenário. Por isso, todos os engenheiros são muito gratos a esse ato de respeito e consideração. Sendo assim, nada mais justo que prestarmos essa homenagem a todos que se envolveram com a casa", disse Rosa.

Segundo o autor da matéria, vereador Eduardo Canuto, quando o processo foi elaborado com o apoio da própria categoria ele ainda tramitava de forma física. Por uma sucessão de fatos foram surgindo entraves burocráticos que precisam ser superados. Então com o seu retorno ao parlamento o contato com os profissionais também foi retomado e a pauta recuperada.

"E felizmente assim que comunicamos ao presidente Galba ele se prontificou a vir ao próprio CREA num encontro que articulamos e ouviu o pleito da categoria. A partir daí focamos no que tinha que ser feito e o processo foi digitalizado e voltou a ter a tramitação normal", lembrou Canuto.

Por isso, ao agradecer a presidência da CMM e ao vereador Cléber Costa, estendeu sua gratidão aos demais vereadores integrantes da Comissão de Constituição e Justiça. O seu presidente Chico Filho (MDB) também compareceu a cerimônica assim como o ex-vereador e ex-deputado engenheiro Judson Calbra (PT).