Homenagem

Dia do Soldado é celebrado na Câmara Municipal de Maceió

Proposta da homenagem foi do vereador Eduardo Canuto (PV)

sexta, 25 de agosto de 2023 às 00h00

O Dia do Soldado celembrado neste dia 25 de agosto foi reverenciado, em sessão solene, na Câmara Municipal de Vereadores. O ato foi uma proposição do vereador Eduardo Canuto (PV). A solenidade foi conduzida pelo presidente da casa vereador Galba Netto (MDB) com as presenças dos vereadores Joãozinho (PSD) e Leonarod Dias (PL).

Representando os respectivos comandos da Marinha do Brasil e Exército Brasileiro compareceram a CMM, o Capitão dos Portos - capitão de Fragata Luciano Teixeira, comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada - coronel Adelmo de Souza Cavalho Filho, assessor parlamentar do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada - coronel João Marques.

Em seu pronunciamento, o comandante do EB cel Adelmo fez a leitura da Ordem do Dia expedida pelo general do Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Amensagem reforça o compromisso da força em defender a pátria, preservando as riquezas territoriais e o combate aos ilícitos transnacionais na faixa de fronteira.

Homenagem

O propositor da homenagem, vereador Eduardo Canuto falou de sua ligação com o Exército Brasileiro, em especial do papel que a força teve na formação de seu caráter, principalmente a pós a morte do pai quando ainda era adolescente.

"Como todo jovem passei dois anos até sem acreditar em Deus. Não achava justo a retirada de meu pai. Fiquei dois anos muito rebelde. Fui expulso de escolas, mas graças a base da família, meus irmãos mais velhos, consolidaram a ideia do respeito. Aí veio o Exercito Brasileiro que me ensinou a hierarquia e a disciplina. Isso é importante em qualquer instância da sociedade. E guardo isso comigo até hoje", lembrou Canuto.

A identificação com o EB só foi quebrada com a opção pela carreira esportiva. Ainda assim, Canuto lembra que mantém uma ligação próxima com os soldados que serviram em sua época, os veteranos, e ainda com outros grupos com os quais acabou preservando amizade até como paraninfo de formatura.

"Não me arrependo da escolha pelo exporte, mas mantenho a chama viva. E por isso não poderia neste Dia do Soldado não prestar esta homenagem. Muito obrigado por terem comparecido a esta casa. Nossos militares merecem nosso respeito. O Exército mantém uma parceria com a sociedade brasileira", concluiu Canuto numa breve síntese da Ordem do Dia.