Encerrando o mês da mulher, personalidades femininas são agraciadas com a Comenda Selma Bandeira pela Câmara de Maceió

As honrarias foram conferidas pela bancada feminina composta por 5 vereadoras

Clara Vieira

sexta, 29 de março de 2019 às 14h10

Em homenagem ao mês da mulher, a bancada feminina da Câmara Municipal de Maceió concedeu, nesta sexta-feira (29), no Plenário Silvânio Barbosa, a Comenda Selma Bandeira para nove mulheres que têm se destacado na luta pelo fim da violência e na defesa dos direitos humanos. A honraria foi proposta pelas vereadoras Ana Hora (PSD), Aparecida Augusta (DEM), Fátima Santiago (Progressistas), Silvania Barbosa (PRTB) e Simone Andrade (DEM).

A vereadora Ana Hora concedeu a comenda à senhora Esvalda Bittencourt, advogada e pós-graduada em violência doméstica contra crianças e adolescentes; a vereadora Aparecida Augusta dedicou a honraria à empresária no ramo da comunicação, Antônia do Espírito Santo, e à médica obstetra Sônia Regina Pantaleão; as soldados e integrantes da Patrulha Maria da Penha, Tâmara Cirino e Andréa Pitanga, foram homenageadas pela vereadora Fátima Santiago; já a vereadora Silvania Barbosa dedicou a honraria às advogadas Maria Thaísa Gameleira e Monique Emanuelle Tenório; a vereadora Simone de Andrade agraciou a enfermeira Maria Cecília da Silva e Veraleide Costa, graduada em letras e em serviço social.

“Infelizmente nossa luta tem sido um debate rotineiro há décadas, mas é necessário continuar lutando contra a persistente desigualdade. A divulgação da lei Maria da Penha tem se mostrado muito eficiente, mas precisamos transformar em mais serviços, em especial para as mulheres de baixa renda. As agressões contra as mulheres brancas diminuíram, mas contra negras não. Quando o assunto é remuneração social, também somos as mais desvalorizadas, já que recebemos menos que a média salarial dos homens, exercendo a mesma função. Dessa forma, queria dizer que tenho apreço e admiração por cada mulher que aqui está e desejo as mulheres tudo de bom e nada menos”, afirmou Fátima Santiago.

A integrante da Patrulha Maria da Penha, Tâmara Cirino, falou da emoção que sentiu ao ser agraciada com a honraria e ressaltou a importância da luta das mulheres contra a desigualdade. “É uma honra receber a comenda Selma Bandeira, mulher forte e que deixou sua história de vida para inspirar tantas outras mulheres. Avançamos no combate à violência contra a mulher, contudo ainda temos muito que lutar para pregar a cultura da paz e acabar com a desigualdade” disse.

Para a vereadora Silvana Barbosa, as mulheres precisam de mais representatividade nos espaços de poder. “Como mulher vereadora eu defendo a participação política feminina. Aqui somos cinco mulheres e o que importa é a nossa garra, não podemos baixar a nossa cabeça, pois vamos sempre ser lembradas pela capacidade que temos” destacou a parlamentar.