Ação inédita no país

Galba Netto acompanha lançamento de cartão de vacinação em braile

Iniciativa pioneira da gestão JHC vai dar autonomia a dois mil cegos residentes na capital alagoana

quinta, 15 de julho de 2021 às 15h33

Um gesto simples mas com um olhar humanizado para a inclusão marcou o lançamento do cartão de vacinação em braile na Associação de Cegos de Alagoas, no Antares, nessa quarta-feira (14). A iniciativa é a primeira do país e mostra que o município de Maceió tem conseguido criar um modelo de gestão garantindo direito para todos. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Maceió Galba Netto (MDB) que, ao lado da vereadora e 2°vice-presidente Gaby Ronalsa (DEM), puderam perceber o quanto o investimento feito pelo município vai mudar a vida dos cegos.

Ambos lembraram que a pauta da saúde, em especial nesse período de pandemia, tem sido sempre prioritária e por esta razão sempre que podem acompanham de perto o que tem sido realizado.

Segundo o presidente da CMM um detalhe importante da atuação do prefeito JHC tem sido o espírito de equipe que lhe deixa a vontade para trabalhar as questões maiores da cidade, mas sem perder a essência de necessidades imediatas das pessoas que mais precisam, salientando que isso só é possível por conta do envolvimento de todos.

"É uma ação de governo, mas isso está trazendo para gente a confirmação de que o prefeito está sendo bem representado. Que você tem uma gestão que sabe ouvir e, mesmo nas simples ações, consegue ter a grandeza das representações nessas situações que trazem dignidade para a nossa população. Então, enquanto  representante da população maceioense, temos  o prazer, a satisfação e a honra de presidir o Poder Legislativo, ao lado da vereadora Gaby Ronalsa, minha vice-presidente, podemos fazer esse reconhecimento ao nosso prefeito que tem demostrado de forma concreta a máxima de seu governo: Maceió tem pressa", destacou Galba.

A proposta do cartão em braile foi uma iniciativa da equipe liderada pelo coordenador de Gestão Integrada para o Enfrentamento da Covid-19, Cleydson Moura, que enfatizou em seu pronunciamento que a essência do agente público é "servir da melhor maneira possível".

A vereadora Gaby Ronalsa enfatizou o quanto a inclusão, a busca pela igualdade e, principalmente, a acessibilidade são necessárias, Ela defendeu que a proposta do cartão de vacinação em braile precisa ser levado para todo o Estado, bem como ser proposto para o restante do país. "Todos somos e iguais e merecemos ser tratados como iguais. Só em ouvir a presidente lendo em braile eu fiquei emocionada. Acredito que todos também ficaram. Saber que a partir de agora ela e todos não irão mais precisar de alguém para se certificar de que seu cartão está preenchido corretamente. Vamos torcer e trabalhar para que não só este documento seja em braile, mas todos os outros", defendeu Gaby.

Quando teve a chance de expressar sua gratidão, a presidente da Associação de Cegos de Alagoas Cícera Oliveira não escondeu sua emoção. Esbanjando simpatia definiu com clareza o momento. "O lançamento do cartão de vacina em braile é um ganho muito importante para as pessoas cegas. Muitas vezes nós ouvimos em outros meios de comunicação, mas não sabemos como escrevemos. Através do braile melhoramos a nossa linguagem. O prefeito JHC entendeu os valores, o significado que tem uma pessoa cega e outras deficiências", enfatizou Cícera.

O prefeito JHC também não escondeu sua emoção. Ao segurar o microfone para que a presidente fizesse a leitura das informações contidas no cartão revelou que chegou a tremer. Para ele o mais importante em ser prefeito é poder olhar para os problemas de cada um, mas ao mesmo tempo apresentar a solução. "Esse é um exemplo de inclusão, de cidadania, e essas pessoas vão ter agora um cartão em braile para que possam ter total acessibilidade nos nossos pontos de vacinação", explicou JHC.

O lançamento também contou com a presença da diretora da Escola Estadual Cyro Accioly, Gedalva Santos, da secretária Municipal de Saúde Célia Fernandes, a diretora da Vigilância em Saúde Fernanda Rodrigues e a gerente de Imunização de Maceió, Eli Borges.