Formação

Galba Netto destaca formatura de novos motoristas realizada pelo Sest/Senat a cobradores de linhas urbanas

Com capacitação cobradores afetados pela bilhetagem eletrônica agora estão sendo remanejados para nova função

terça, 25 de maio de 2021 às 14h12

A formação de cobradores das empresas de ônibus como motoristas foi celebrada na manhã desta terça-feira (25), com a formatura de 48 novos condutores. A qualificação foi feita pelo Serviço Social do Transporte - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) como parte de 120 vagas que foram ofertadas. O objetivo é oferecer alternativas aos profissionais afetados diretamente pela bilhetagem eletrônica.

O fato foi lembrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto (MDB). Em um breve pronunciamento ele falou do seu esforço no legislativo municipal para garantir opções de trabalho para a categoria diante da mudança no mercado de trabalho.

“Olhar para a frente e ver a perspectiva de futuro. Mesmo num momento de pandemia, hoje todos estão tendo a possibilidade de se capacitar e melhorar a qualidade de vida de suas famílias”, destacou Galba.

Galba lembrou dos objetivos do projeto que apresentou no ano passado na Câmara de Vereadores para evitar a circulação de dinheiro, que teve que ser adaptado depois que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) admitiu o acúmulo de função nos coletivos. Com a mudança se permitiu que as empresas pudessem colocar os motoristas para também atuar como cobrador.

“Nossa ideia inicial era a formação dos cobradores e a proibição da demissão desses profissionais. Adaptamos o texto depois da posição do TST, mas sempre preocupados com a questão social de tudo o que estávamos propondo. O que queríamos era resguardar os empregos no período de pandemia e capacitar esses profissionais e o seu reaproveitamento dentro das empresas. E hoje estamos podendo ver isso ocorrendo aqui. Com essa segunda turma, serão mais de 100 profissionais, ou seja, 100 demissões que foram evitadas”, analisou Galba.

O aspecto social da formação também foi destacado pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), Guilherme Borges. Em sua avaliação o fato de cobradores estarem se qualificando para ter novas oportunidades é algo muito importante para as empresas, mas principalmente para os trabalhadores.

“Nós nos preocupamos com a funcionalidade do sistema que para operar tem a contribuição diária dos profissionais. E neste momento que investem em formação é algo muito importante para todos. Estão de parabéns por isso”, disse Guilherme.

O investimento em qualificação também foi considerado algo fundamental para o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário. A entidade apoiou o projeto de inciativa do presidente Galba e aprovado na Câmara de Vereadores como alternativa as demissões que afetam a categoria.

“A bilhetagem eletrônica é um processo sem volta. Quando foi dado o seu início não esperávamos que chegasse a tanto e tão longe. Mas a tecnologia mudou. E o nosso compromisso com os trabalhadores é imenso. Estamos querendo que a categoria se coloque a disposição para a formação. Aproveitem as oportunidades”, destacou o presidente do Sinttro Sandro Régis.

A formação alcançou profissionais de todas as empresas do transporte urbano que atuam em Maceió. Essa prioridade foi observada pelo superintendente André Costa. Ele enfatizou que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atua no sentido de contribuir com a organização do sistema que precisa diariamente de pessoas qualificadas.

O evento também contou as presenças do presidente Alberto Almeida da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros Alagoas-Sergipe (Fetralse), responsável pela conquista da oferta de vagas para o treinamento, e da supervisora Danille Rodrigues Quiroz da CNRE III Alagoas-Sergipe.