Indicação pede atenção especial à saúde mental da população em Maceió

Outras iniciativas solicitam reordenamento das feiras livres e cuidado especial aos funcionários dos cemitérios da Capital

Luciano Milano e Assessoria

quarta, 29 de abril de 2020 às 18h55

Além da crise sanitária e financeira que assola o mundo, a pandemias de covid-19 tema afetado em cheio a saúde mental da população. Isolamento social e distância de familiares e amigos, assim como a mudança drástica e inesperada na rotina    do cidadão pelo mundo. Pensando nesse aspecto da crise do Coronavírus, a Câmara Municipal de Maceió aprovou, em mais uma sessão ordinária virtual netas quarta-feira (29), indicação da vereadora Fátima Santiago (Progressistas), para que o Executivo crie uma Central de Atendimento Exclusivo para dar, justamente, apoio psicológico àqueles que necessitam de auxílio.

"Como médica, sei a importância de se manter qualidade na saúde mental do cidadão. A pandemia de covid-19 tem causado grave impacto no psicológico das pessoas pelo mundo, e em Maceió não é diferente. Não podemos ignorar que toda a rotina que tínhamos acabou sendo abruptamente mudada e isso traz prejuízos imensuráveis à sociedade. Dessa forma, agradeço aos vereadores pela aprovação de minha iniciativa que trata do assunto", declarou Fátima Santiago.

Por sua vez, a vereadora Simone Andrade (DEM) aprovou indicação para que a prefeitura isente cidadãos inscritos no Cadastro Único, microempreendedores individuais e famílias de baixa renda integrantes do Bolsa Família do pagamento da taxa de água e esgoto pelos próximos três meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Câmara aprova estudo para reordenamento de feiras livres e Mercados Públicos

A Câmara Municipal de Maceió aprovou na tarde desta quarta-feira (29), uma série de requerimentos e indicações que deverão beneficiar os maceioenses no combate à Covid-19. Entre as matérias votadas, o requerimento da vereadora Silvania Barbosa (PRTB) que pede ao Executivo Municipal estudo para o ordenamento de feiras livres e mercados públicos da capital.

A parlamentar expressou sua preocupação com a falta de cuidados sanitários nessas áreas de livre acesso. O requerimento prevê a instalação de pias e produtos para higienização das mãos de funcionários e frequentadores das feiras. “Não é possível que essas pessoas sigam à margem da sociedade. O decreto do governo prevê o uso de máscaras em supermercados e orienta o uso de álcool em gel nos acessos a essas e outras dependências de grande circulação e as feiras livres e mercados públicos possuem essas características. A cidade de Pão de Açúcar adotou medida semelhante e obteve êxito. Se uma cidade menor conseguiu, então também temos condições de adotar essas medidas preventivas”, declarou a propositora.

Outros dois requerimentos da parlamentar também foram aprovados em discussão única. Um deles prevê a compra de um termômetro infravermelho para aferir a temperatura de servidores e visitantes na volta dos trabalhos legislativos e o outro requer a atenção aos funcionários de cemitérios públicos, no tocante a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Seguimos com as sessões online, mas em algum momento iremos retornar do isolamento social e, quando isso acontecer, precisamos manter o alerta e adotar medidas de prevenção para não corrermos o risco de uma nova onda de infecções, por isso acho importante termos um termômetro na entrada da Câmara, acompanhando a temperatura das pessoas que circulam na Casa e, em caso de suspeita, encaminhar essas pessoas para uma unidade de saúde, evitando o contágio. Sobre os profissionais dos cemitérios, eles estão trabalhando sem a proteção necessária e a Prefeitura precisar cuidar desses trabalhadores com o mesmo zelo que cuida dos profissionais da saúde e das demais categorias que estão na linha de frente”, enfatizou.