Ordem de Serviço

JHC destaca papel da Câmara de Vereadores no apoio à saúde em plena pandemia de Covid-19

UPA da Santa Lúcia será do tipo III e vai beneficiar moradores da região que não contam com nenhum equipamento público

segunda, 08 de fevereiro de 2021 às 13h37

A união dos poderes Legislativo e Executivo na promoção da Saúde e do bem-estar da população, em plena pandemia de Covid-19 foi destacada pelo prefeito João Henrique Caldas (PSB).  O reconhecimento ocorreu durante discurso, na manhã desta segunda-feira (8), antes de assinar a ordem de serviço para o inicio das obras de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Santa Lúcia, que contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Pedro Madeiro.

JHC destacou atuação do presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto (MDB), por ser parte importante no processo de humanizar o olhar sobre os que mais necessitam de equipamentos públicos. “Fico muito feliz em saber que temos uma Câmara de Vereadores extremamente consciente do seu papel. Uma Câmara qualificada. Muitos de vocês têm se reunido com nossos secretários para encontrar soluções, de maneira democrática”, destacou o prefeito. “Estamos unidos para trabalhar pelas pessoas, para proteger as pessoas da nossa cidade com muito carinho, dedicação e ouvindo a todos de maneira democrática”, acrescentou JHC.

Já o presidente da Câmara, Galba Netto, destacou a importância de ter um novo espaço de saúde em um bairro populoso, ainda mais durante o período em que se tenta controlar uma pandemia. “Lembrando que a vida não pára e outras doenças não deixaram de existir com a chegada do Covid-19”, ressaltou o vereador. “Queremos também amenizar a sensação das pessoas de abandono, de não ter a quem procurar quando adoecem, ainda mais em uma região tão populosa”, completou Galba.

A nova UPA será do tipo III e funcionará 24 horas. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final deste ano. A unidade de saúde atenderá cerca de 250 maceioenses por dia. Conforme lembrou o prefeito o fato de ter uma unidade qualificada perto da população irá determinar de forma muito objetiva o salvamento de vidas. Quando terminou o pronunciamento ele fez questão de cumprimentar um grupo de mulheres com quem manteve contato durante a campanha e havia prometido a construção da unidade de saúde.

Segundo JHC, por sugestão do deputado Davi Maia (DEM), a prefeitura também deve investir em equipamentos esportivos na comunidade, pois segundo lembrou "esporte também é saúde". Ele lembrou ainda que na próxima semana estará em Brasília com 51 novos projetos para a cidade para entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP). Presente no evento, o deputado federal Pedro Vilela (PSDB) também se prontificou a ajudar o município.

Representando a Câmara estiveram presentes ao evento os vereadores: Gaby Ronalsa (DEM), Teca Nelma (PSDB), Cleber Costa (PSB), Dr. Valmir Gomes (PT), Cal Moreira (PSC), Luciano Marinho (MDB), Chico Filho (MDB) e o Pastor Oliveira Lima (Republicanos).