Honraria

Mototaxista que salvou idosa de atropelamento pelo VLT receberá Comenda do Mérito Cívico de Maceió

Ele também recebeu uma moção de aplauso pelo ato de bravura que evitou tragédia na Av. Buarque de Macedo

quarta, 23 de fevereiro de 2022 às 22h10

O ato de heroísmo do auxiliar de serviços gerais e mototaxista Nadilson Silva que salvou a aposentada Ruthe Acioli, de 77 anos, do atropelamento pelo VLT, na última terça-feira, na Avenida Buarque de Macedo, no bairro do Poço, provocou comoção na Câmara de Vereadores. Presente à sessão, desta quarta-feira, ele acompanhou a proposição do vereador Leonardo Dias (sem partido) de uma Moção de Aplauso e da Comenda do Mérito Cívico, proposta pelo presidente da casa vereador Galba Netto (MDB).

Segundo Galba é importante que o parlamento reconheça gestos como o de Nadilson num momento em que a sociedade tem tido apenas notícias negativas relacionadas a violência, que muitas vezes ocupam muito espaço nos programas jornalísticos. Por isso, também estendeu suas congratulações as emissoras e sites que repercutiram o fato.

"Esse belíssimo ato que vossa senhoria fez no dia ontem, mostrando que nossa sociedade e que nossa humanidade ainda tem jeito, que ainda tem pessoas de bem e que tem anjos, mostrando que super-heróis estão presentes na nossa convivência merece reconhecimento. Parabéns! Realmente, a gente fica muito emocionado e feliz de poder fazer esse reconhecimento. Tenho certeza que é o sentimento de unanimidade aqui da casa. Fica aqui o nosso reconhecimento e o nosso abraço, agora de forma oficial", disse o presidente ao defender a comenda.

Para o vereador Leonardo Dias (sem partido), que também homenageou o mototaxista destacou que a ação feita por Nadilson precisa ser destacada porque o acidente poderia ter sido fatal. Por outro lado, a atitude impensada e no reflexo do jovem conseguiu evitar uma tragédia.

"E isso nos deixa feliz. Você faz aquilo no íntimo. No coração. Por instinto. E o Nadilson salvou aquela senhora que estava atravessando a rua e fatalmente poderia ter morrido, por que o VLT não conseguiu parar. O ato de se abraçar com ela e jogá-la no chão merece sim nossa homenagem que é um ato simbólico", lembrou Leonardo.

Em aparte, a vereadora Silvânia Barbosa (PRTB), lembrou que às vezes a pessoa fica tão dispersa que não percebe o que está acontecendo.

" A cena que vi ontem, só demonstra que existe anjos entre a gente. A senhora nasceu de novo. Acho que nem o Nadilson sabia que ele fosse capaz daquilo. Coisas boas temos que parabenizar. Que nós não percamos a crença que anjos estão no meio de nós disfarçados", completou a vereadora.

Agradecido

Ao lado de sua irmã e tirou muitas fotos com funcionários e vereadores. Todos queriam ouvi-lo um pouco sobre o que aconteceu. Nadilson disse que nem teve tempo de descansar direito porque teve plantão no mesmo dia e que a ação foi algo instintivo e que deveria ser algo que todos pudessem se dispor a fazer.

"Fico agradecido a Deus pelo livramento da Dona Ruth e o meu também. Fico muito feliz. Foi tudo muito rápido. O homem é o momento. Se eu fosse ver alguém acho que não teria coragem. Mas fui eu. Ainda estou meio aéreo. Agente tem que fazer o bem. O mal é a ausência de bem. Ausência de Deus", disse Nadilson.

Na conversa com o presidente Galba ele pediu que a profissão de mototaxista seja valorizada pois é muito arriscada. Na oportunidade acabou tomando conhecimento que ele foi o autor da Lei que regulamentou a atividade.

"É um trabalho digno que merece sim o reconhecimento da sociedade. Tivemos essa iniciativa e que bom que hoje um mototaxista está aqui para ser homenageado por ato de bravura. De heroísmo", concluiu o presidente.

Tanto a homenagem quanto a honraria, mesmo aprovadas, ainda serão entregues em ato solene. O processo da comenda irá tramitar internamente, para somente assim chegar às mãos de Nadilson em solenidade pública.