Última atualização do Site: 28 de março de 2025

Mulheres de destaque: conheça as homenageadas da Câmara Municipal de Maceió

Série de matérias conta um pouco da trajetória das personalidades que receberam comendas na sessão especial do Mês da Mulher

quarta, 26 de março de 2025 às 11h20

Vinte e uma mulheres protagonistas de suas trajetórias, com atuação nas mais diversas áreas profissionais, sociais e comunitárias, foram destaque na homenagem promovida pela Câmara Municipal de Maceió, no dia 24 de março, em referência ao Mês da Mulher.

 

Reconhecidas pelas comendas criadas pelo Poder Legislativo, e que levam os nomes de mulheres referência em Alagoas e no país, elas são educadoras, médicas, policiais, políticas, líderes comunitárias, religiosas, entre outras funções que exercem com excelência.

 

A partir de uma série de quatro matérias, a Câmara apresenta agora, uma a uma, quem são as personalidades homenageadas na sessão especial e o que elas representam para Maceió.

 

Com a Comenda Maria do Carmo Santos de Araújo, foram agraciadas as mulheres que são exemplos de coragem, dedicação e méritos extraordinários para o Município ou para o país, nas áreas de política social e liderança comunitária. Conheça cinco das 11 personalidades:

 

Margarida Maria Vasconcelos de Holanda, homenageada pela vereadora Fátima Santiago, se destaca pela trajetória como educadora e matriarca, com participação relevante no cenário político de Chã Preta, interior de Alagoas. Foi primeira-dama do município durante os quatro mandatos de seu marido, Audálio de Vasconcelos Holanda, e nesse período, assumiu a Secretaria Municipal de Educação, contribuindo para o desenvolvimento educacional do município. É mãe do atual prefeito de Chã Preta, Maurício de Vasconcelos Holanda.

 

A trajetória de Margarida não se limita ao âmbito familiar, mas estende-se à esfera pública, onde ela exerceu papéis fundamentais tanto na educação, quanto no apoio à gestão política do marido e, posteriormente, do filho. Sua história reflete a importância das mulheres na política, muitas vezes atuando de forma indireta, mas com impacto significativo na administração pública e no desenvolvimento comunitário.

 

Helena Soares Ferreira dos Santos, reconhecida pelo vereador Eduardo Canuto, nasceu em 1958, em Campo Alegre, interior do estado. É uma educadora dedicada, graduada em Letras e especializada em gestão escolar. Começou a lecionar aos 15 anos e, em 1980, prestou concurso público para professora na sua cidade Natal. Em 2006, passou a trabalhar em Maceió, onde assumiu a função de interventora escolar em instituições com dificuldades de gestão, como o Colégio Mário Broad. Em 2018, foi selecionada para ser gestora do Colégio da Polícia Militar de Alagoas, onde permanece até hoje.

 

Helena sempre gostou de cuidar das pessoas e, após a epidemia de Aids no Brasil, implantou em conjunto com profissionais da saúde a ONG “Conviver”, doada pela Instituição Bill Gates em 2003, da qual é coordenada até os dias atuais.

 

Simone Santos Duarte Oliveira, lembrada pela vereadora Jeannyne Beltrão, tem se dedicado ao longo da vida a trabalhos sociais no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho. Aos 22 anos, ela foi agredida e apedrejada pelo marido, e sofreu um traumatismo craniano, mas após sua recuperação passou a atuar no apoio a pessoas carentes da comunidade, priorizando políticas de saúde e promoção da inclusão social. O trabalho dela tem transformado vidas e fortalecido os laços da comunidade.

 

Maria Neide Martins, a Mãe Neide Oyá d’Oxum, foi homenageada pela vereadora Olívia Tenório. Mulher, negra e personalidade religiosa, ela se destaca no Brasil pela contribuição nos campos religioso, social, cultural e gastronômico, com a gastronomia do sagrado afroindígena. Nasceu em Arapiraca, e é fundadora do Grupo União Espírita Santa Bárbara e do Centro de Formação e Inclusão Inaê.

 

Por meio do Grupo Santa Bárbara, que fica no Village Campestre, em Maceió, ela trabalha a religião associada aos trabalhos sociais, e envolve 148 jovens no projeto Inaê, onde são oferecidos cursos de cabeleireiro, culinária dos orixás, sala de bijuterias e ateliê, dança e percussão, além de serviços de saúde em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Maria Aparecida da Silva Martins, reconhecida pelo vereador Samyr Malta, tem trajetória marcada pela dedicação ao bem-estar social, inclusão e transformação de vidas na comunidade do Conjunto Governador Geraldo Bulhões. Conhecida como Cidinha da Transformação, ela é profissional da beleza e especialista em fibra capilar. Construiu a carreira baseada na valorização da autoestima, sendo ferramenta de empoderamento e resgate da dignidade.

 

Sua atuação se expandiu para a área social, intermediando atendimentos de saúde e assegurando direitos previdenciários para pessoas carentes. Fundou um instituto em sua região, com o objetivo de promover melhorias estruturais e garantir melhores condições de vida à população. Como cristã, foi maestrina, professora de escola bíblica e coordenadora de eventos da igreja. Em 2020, candidatou-se pelo então Partido Trabalhista Cristão (PTC), conquistando 624 votos mesmo diante de desafios estruturais. Em 2024, já pelo partido Podemos, alcançou expressiva votação de 2.206 votos, tornando-se a primeira suplente da sigla.

 

Na próxima matéria da série, você vai conhecer a história de mais cinco mulheres agraciadas com comendas pela Câmara.

Últimas Notícias