População apresenta sugestões para melhoria da Atenção Básica de Saúde em Maceió

Audiência aconteceu no Plenário Silvânio Barbosa e as demandas serão encaminhadas para a SMS

Clara Vieira

quinta, 14 de novembro de 2019 às 14h15

Discutir a Atenção Básica de Saúde de Maceió foi o objetivo da audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Maceió nesta quinta-feira (14), no Plenário Silvânio Barbosa. A discussão partiu da iniciativa do vereador Cleber Costa (Progressistas).

Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió (Sindsaúde), do Ministério Público Estadual (MPE-AL) da Defensoria Pública e do Conselho Municipal de Saúde, além do vereador Anivaldo Lobão (PR) e a sociedade civil.

Segundo o presidente do Sindsaúde, Tarsys Gama, as unidades de saúde são extremamente sucateadas e, dessa forma, é difícil oferecer um melhor serviço para a população.

“Nós não temos condições de trabalho e não temos segurança para desenvolver as nossas tarefas. O desinvestimento na saúde publica é cada vez mais latente e esse setor é prioritário, caso contrário, fica difícil oferecermos excelência para a população já que há tanta precariedade”, declarou.

De acordo com o promotor Paulo Henrique Prado, uma audiência pública para discutir as possíveis soluções para esta problemática é fundamental. Ele ainda disse que o Ministério Público está atento a essas questões, mas que é preciso que a sociedade seja dirigente e altiva, caso contrário é difícil o MP dar conta de todas as demandas sociais sem a participação da população.

Maria José, moradora do bairro de Ipioca, cobrou melhoria nos postos de saúde e frisou a importância da sociedade fiscalizar os gestores.

“Os postos de saúde estão abandonados pelo Poder Público e isso é uma falta de respeito com o povo. A discussão de hoje é só o começo dessa luta, porque não podemos capengar na saúde, na educação e em outros setores que devemos ter acesso. Os postos de saúde não têm médicos, remédios, nem condições de trabalho, por isso precisamos estudar sobre políticas públicas e reivindicar o que é direito nosso”, destacou.

O vereador Lobão se colocou a disposição para ouvir as demandas da sociedade e juntamente com os demais parlamentares da Casa, repassar para a Secretaria de Saúde o que foi reivindicado.

O vereador e propositor da audiência, Cleber Costa, apresentou informações do Plano Municipal de Saúde de Maceió 2018/2021 e garantiu repassar a ata da audiência, juntamente com as solicitações dos presentes para SMS.

“No SUS, a atenção primária a saúde (APS) é o nível que oferece a porta de entrada para o sistema. Mesmo que os outros serviços possam ser buscados pelos usuários de forma habitual, é na APS que deve ser garantido o ponto de partida para o cuidado integral e humanizado. Desse modo, o primeiro contato do usuário com o sistema de saúde nas APS deve ocorrer em um espaço acessível para que a população se sinta acolhida, sempre com um atendimento de qualidade e um olhar de integridade”, esclareceu. “O meu gabinete está aberto para vocês apresentarem as demandas para a melhoria da Atenção Básica de Saúde e em seguida apresentarei a ATA para que o secretário municipal de saúde Thomaz Nonô tome as devidas providências”, finalizou.