Sociedade civil organizada debate saúde pública em Maceió

Representantes de conselhos, bairros, além de profissionais da Saúde reconhecem atendimento precário na capital alagoana

Lucas Leite/Assessoria

segunda, 10 de dezembro de 2018 às 20h00

Assessoria

Líderes comunitários, representantes de conselhos e membros da sociedade civil organizada discutiram, nesta segunda-feira (10), sobre a Saúde, com foco na atenção primária, em Maceió durante uma audiência pública promovida pelo vereador Ronaldo Luz (MDB). O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá.

De acordo com o propositor do tema, a audiência teve como um de seus objetivos levar a experiência de profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital alagoana às autoridades responsáveis.

"Gostaria de agradecer aos representantes de associações e dos conselhos, líderes de bairros presentes que demostraram preocupação com a saúde de Maceió. Mostraram que são conhecedores da realidade do município. Como médico eu presencio todos os dias e afirmo que, no quesito saúde, Maceió está em um quadro crítico”, diz o vereador.

O líder comunitário do bairro do Canaã, Gilvan Oliveira, relata que a cidade está sofrendo com o descaso. “A população que depende do SUS não tem assistência. Os postos sofrem com a falta de medicamento, materiais de trabalho e profissionais e deixa a população à mercê. A gente clama por uma saúde decente. Uma audiência pública como esta é muito importante, temos que ter vereadores mais atuantes, que representem o povo de Maceió. O doutor Ronaldo [Luz] está fazendo a parte dele”, afirma Oliveira.

A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Sylvana Medeiros, reconhece as dificuldades sofridas pelos profissionais e usuários da saúde pública em Maceió.

Eu, particularmente, que participei de várias conferências e milito do sistema de Saúde no Estado, com a responsabilidade de discutirmos com a sociedade e informar a eles o que é SUS. Quando vemos a nossa realidade, vemos que o imediatismo nos levar a dizer que Sistema [Único de Saúde] não funciona e não acontece, mas quando olhamos para trás, vemos que ele já aconteceu, mas que precisa de muito avanço. A saúde é um reflexo do desenvolvimento do país”, diz Sylvana.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, parabeniza ao vereador pela iniciativa e afirma que SUS é um sistema que atinge a todos os brasileiros.

Toda atenção aberta ao público para discutir a Atenção Básica é válida, pois o SUS está agonizando. Parabenizo ao vereador Ronaldo Luz, que é médico, pela brilhante iniciativa. Precisamos levar o tema, pois atinge a cada brasileiro. Fortalecer o Sistema Único de Saúde é muito importante, e o Conselho Regional de Enfermagem está de portas abertas para isso, criando espaços de pesquisas e para solucionar os problemas”, informa Costa.

Também participaram da audiência pública a psicóloga Ana Uliana, o fiscal Sanitário de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Francisco Renô Leite Godim, e o gerente da Atenção Primária da Sesau, Rodrigo Luz.