Última atualização do Site: 28 de junho de 2024

Honraria

Vereador Leonardo Dias (PL) recebe título de cidadão honorário juntamente com seu pai o empresário Mário Dias

Comenda do parlamentar foi proposta pelo vereador Joãozinho (PSD) enquanto a de seu pai pelo vereador Eduardo Canuto (PV)

Dicom/CMM

sexta, 25 de agosto de 2023 às 00h00

Dicom/CMM

O vereador Leonardo Dias (PL) e o seu pai, o empresário Mário Soares Dias, foram agraciados com o título de Cidadão Honorário de Maceió. As proposições foram feitas pelos vereadores Joãzinho (PSD) e Eduardo Canuto (PV) e aprovadas por unanimidade. A solenidade de entrega ocorreu na manhã, desta sexta-feira (25), com o condução do presidente vereador Galba Netto (MDB). Entre os parlamentares estiveram presentes os vereadores Cal Moreira (PV) e Olívia Tenório (MDB). 

Karina Dias, filha de Mário Dias, falou em nome da família e relembrou sua trajetória como empresário. Sergipano adotou a capital alagoana como sua durante muitos anos, onde atuou em diversas áreas comerciais, sendo a mais longeva a atividade imobiliária. 

"Nosso pai é um grande homem e uma pessoa especial. Nos ensinou o temor de Deus e abrir as portas da empresa para aprender o que é certo. As oportunidades que me deu contribuiram e muito para ser a pessoa que eu sou hoje. Já meu irmão Léo parabéns por sua coragem. Tenho alegria em tê-lo como irmão", destacou Karina.

 

Ligação

Entre os propositores o vereador Eduardo Canuto foi o primeiro a se pronunciar. Ele quebrou o protocolo e relatou a relação com Mário Dias desde o tempo em que administrou uma padaria, que havia recebido como presente de seu sogro. E foi nela que conheceu o homenageado.

"Ele montou a Cooperativa do Banco do Brasil e me chamou para ser um fornecedor. Ele tinha um grande controle da qualidade e aprendi muito com aquilo tudo aos 24 anos. Perdi meu pai com 15 anos e meus irmãos foram todos eles meus pais. E depois que te conheci tive uma grande responsabilidade graças a confiança que o senhor me deu. Com isso conquistei a estabilidade econômica. Mário, você é o cara que me deu a oportunidade de me sentir independente. Eu lhe admiro como pessoa e como gestor", declarou Canuto.

Canuto leu detalhes da vida de Mário Dias como parte da justificativa para a indicação da comenda. Foi servidor público, gestor do Grupo Mário Peixoto, criou a empresa Mário Dias Alugueis, posteriormente trouxe a internet via rádio. Em 2005 ingressou no curso de direito, formou-se e passou a atuar como advogado. Aos 75 anos divide sua vida entre o Brasil e Portugal. 

 

Visão

Ao falar da homenagem  Mário Dias, disse que a nenhum homem nunca será possível auferir a extensão do bem que praticou. Emocionado ele agradeceu a Deus e ao propositor da homenagem.

"Quero agradecer e a deferência desse título que me honra a mim mas e a toda a família. Agradeço ao combativo, patriota e guerreiro: o meu filho Leonardo Dias. Segue um agradecimento especial ao vereador Eduardo Canuto, cujo os sentimentos só são superados pela sua estatura de campeão esportivo", disse Mário.

Ele recordou do momento em que conheceu Eduardo Canuto e como articulou-se ao seu lado para ajudar na retomada do projeto da Cooperativa do BB.

"Me recordo dos nossos primeiros contatos que tivemos com você quase ainda adolescente, mas demonstrando uma força de vontade e uma personalidade irrepreensível. Aquilo me impressionou e a sua visão comercial daquele momento. Me gabo de ter o feeling para perceber as coisas boas e ruins de quem se aproxima de mim sempre. E você me despertou confiança e a certeza de que estaria diante de uma pessoa que no futuro iria construir pouco a pouco essa obra", completou Mário. 

Dias relembrou que o BB foi uma grande escola, mas a oportunidade que teve de trabalhar no Grupo Mário Peixoto acabou por desenhar toda a sua vocação como empresário. E a partir daí se tornou um investidor em Maceió o que alavancou sua vida profissional com novas perspectivas.

Ele também acabou homenageando Canuto com sua trajetória esportiva e acredita que "espalhou o bem" com o seu exemplo na condição de atleta. Diante do currículo do vereador como atleta deu detalhes e não escondeu sua admiração pela trajetória do homem que um dia ajudou como gestor.

 

Personalidade

As homenagens ao vereador Leonado Dias foram iniciadas pela colega de parlamento Silvania Barbosa. Ela relembrou a trajetória de seu pai, Mário Dias na faculdade de direito quando estudaram juntos. Conforme lembrou não imaginou um dia ser política e estar ao lado do seu filho na atuação parlamentar.

"Meus sonhos ficaram para trás. Hoje estudo psicologia para entender a cabeça do povo com quem convivo. Temos uma preocupação grande na casa para homenagearmos pessoas que mereçam. Entregar títulos e comendas se constituem em atos de uma responsabilidade muito grande", afirmou a vereadora.

Ela lembrou a trajetória de Léo Dias quando fazia movimento social com cartazes no plenário. Em sua avaliação o parlamentar amadureceu mais do que os anos de luta. 

"Era uma das parlamentares que sempre chegava até ele. Mas como vereador ele começou a ver como é diferente estar do outro lado. Chegamos aqui com tantos sonhos, mas as vezes até nos frustramos porque eu mesma já saí chorando porque agente tenta fazer o melhor. Agente pode ter só um mandato. Mas tenha um mandato fazendo o melhor", ponderou a vereadora. 

O vereador Fábio Rogério também enalteceu o trabalho do vereador Leonado Dias e sua ligação com a Igreja Católica. Conforme lembrou se conheceram na Paróquia Divino Espírito Santo onde viu o trabalho de caráter voluntário e comunitário de Dias.

"Leonardo você catequista de crisma e fazendo com que a juventude abrisse a cabeça para a missão. Junto com sua esposa participa do ECC evangelizou outros casais. Traz luz e amor para muitas famílias da paróquia. Seu coração tem sensibilidade para lidar com todas as pessoas. O Leonardo tem respeito e admiração de todos porque sabe respeitar quem vota com suas pautas ou diverge. Você tem um olhar para os pobres de Maceió. Na Casa de Ranquines o Léo demonstra seu coração amigo conversando e brincando com as pessoas acolhidas", revelou Fábio.

Dias também ajudou remanascentes de indígenas que estavam na capital nos semáfaros. Famílias inteiras sem nenhuma condição de vida digna. "E o Léo foi quem os buscou e os levou para atendimento na Casa de Ranquines e hoje estão todos sendo acolhidos numa fazenda e, graças a esta ação, somos enquanto município referência, hoje, no atendimento a pessoas nestas condições", completou Fábio.

 

Equipe

O jornalista Luiz Villar optou por falar na condição de amigo e destacou que foi a crença em Deus quem os uniu. Lembrou que Léo Dias foi um dos que lhe apresentou a palavra de fé mesmo em meio aos seus questionamentos.

"Fruto dessa amizade hoje estou aqui no gabinete e nele encontramos a raiz da verdade pois sabemos no que acreditamos. Agente está aqui porque aprendemos com a palavra de Deus. O que nos une é a palavra que traz a bondade. Nesses últimos anos não teríamos evoluído tanto se não tivéssemos um timoneiro. É um cara das grandes explosões, mas também da calma e de uma paciência incrível", lembrou Villar.

Na condição de chefe de gabinete e coordenador da equipe de Léo ele disse que o vereador tem a capacidade de enxergar potencialidades nas pessoas que tem feito a diferença na qualidade de seu trabalho.

 

Maturidade

Galba destacou que sua presença foi uma forma de homenagear Leonado Dias por respeito e admiração pelo trabalho. Conforme lembrou o parlamentar que chegou o início do mandato está muito mais maduro e entende a forma complexa da construção da relação com as divergências.

"Nós temos que aprender a conviver com as diferenças e tentar dentro do processo democrático conquistar nossos objetivos, mesmo sem ser na totalidade. E isso é uma característica do vereador Leonardo Dias. Essa coerência lhe credenciou para essa homenagem aqui como um grande maceioense. Uma pessoa que ajuda a cidade e ao próximo e que mostra esse homem que tem se desenvolvido e tem ajudado a transformar a vida de todos", disse Galba.

 

Relevância

Propositor da sessão solene, o vereador Joãozinho parabenizou ao pai do vereador Leonardo Dias. Responsável pela indicação da homenagem ele disse que a política tem sido uma grande escola. Ele destacou a importância da homenagem ao vereador Leonardo ser entregue juntamente com o seu pai.

"Léo é amigo e leal. Até quando fui propor ele achava que era uma brincadeira. Mas algo assim precisava ser tratado com seriedade. Todos que usaram a tribuna destacaram a sua autenticidade. Continue grato e leal. Não mude o seu jeito. Quando a pessoa é boa não tem que mudar o seu jeito de ser. Quem tem que mudar são os que têm coração ruim. Você merece esse título e poderia dar a zoada que fosse que eu continuaria defendendo a sua importância. É um parlamentar exemplar e quem dera tivessem outros como você. Chegou aqui assim e tem que continuar assim", destacou Joãozinho. 

 

Líder

O líder do governo, vereador Chico Filho, lembrou que teve a oportunidade de homenagear o pai Chico Holanda, de União dos Palmares e a tia Tereza Holanda, natural de São José da Lage. 

"Como bem disse Joãzinho independente de sua corrente política não ver o que você deixa de legado nesta casa é não reconhecer a verdade. Representa a direita e sempre busca o diálogo e o bom senso. Divergimos, mas sempre mantemos diálogo e o respeito. Vivemos o melhor momento político e de tranquilidade. A casa está pacificada porque sabemos respeitar a todos independente da corrente política que adotam", registrou Chico.

 

Cidadão Honorário

O vereador Leonardo Dias agradeceu a todos pela presença, pelo voto em deferência a comenda e ao propositor Joãzinho. Emocionado não escondeu a alegria de estar ao lado do pai sendo homenageado. Destacou ter, desde o início, sentado ao lado do propositor da homenagem.

"Sempre compartilharmos a ângustia e as esperanças dentro do que Deus reservou para mim e para o seu mandato. Agradeço ao meu pai e a minha mãe que são responsáveis por tudo que sou, pela educação e os valores que me transmitiram. A minha esposa e meus filhos. Aos amigos que nos uniram. Não tenho assessores, mas sim uma família em meu gabinete. Amigos que antes de eu ser vereador se juntaram comigo na esperança de um Brasil diferente. Juntos pelos mesmos ideiais e as mesmas crenças. Alguns estão comigo no gabinete outros não", lembrou Dias.

 

Ele falou que não ganhou a eleição pelo seu nome, mas sim pelas ideias que defendeu. Quem votou em mim são os que acreditaram que poderiam mudar a realidade do parlamento. 

"Aqui a casa é plural. Brinco chamando Valmir de 'Meu petista favorito'. Divergimos nas ideias mas temos o mesmo objetivo que é trazer desenvolvimento para minha cidade. Esse é um segundo título que recebo. O primeiro foi o deputado Bruno Toledo e agora esse aqui. Ambos em momentos diferentes. Aquela época recebi como ativista depois de ameças mas conseguimos chegar aqui. Entrei na política pela questão de defesa da vida contra o aborto. Foi após uma entrevista de um padre", completou Dias.

Últimas Notícias