Nacional

Vereador Siderlane representa Câmara de Maceió em solenidade no Senado Federal e é homenageado por defesa da causa animal

Projeto desenvolvimento pelo parlamentar para a castração gratuita de animais foi reconhecido nacionalmente

domingo, 29 de outubro de 2023 às 00h00

O Senado Federal realizou uma Sessão Especial para reconhecer a atuação de pessoas e instituições de várias partes do Brasil que se dedicam ao cuidado, à proteção e ao resgate de animais domésticos vítimas de maus-tratos. O momento se tornou ainda mais simbólico porque foi no Dia Mundial dos Animais. Representando a Câmara Municipal de Maceió, o vereador Siderlane Mendonça (PL) foi um dos homenageados.

A proposição foi feita pelo senador da república pelo Rio Grande do Norte, Styvenson Valentim (Podemos). Durante o seu pronunciamento o senador explicou, o motivo da solenidade, e o reconhecimento aos que se dedicam a causa animal. Ele lembrou que no país há grande número de animais que vivem abandonados e assim constituem um grave problema de saúde pública.

“Os números do país já justificam essa sessão. São 150 milhões de animais domésticos. E o que nós assistimos, muitas vezes pela internet, (são casos de) maus-tratos, agressões, lesões. Ou pessoas em cada cidade do país, que por desconhecimento ou até mesmo pela própria má educação, ainda utilizam o animal como coisa, objeto ou material de trabalho, submetendo a eles cargas exaustivas. Falo dos carroceiros, também. Então, é bom não só ter senadores, mas vereadores, pessoas públicas agindo com esse mesmo intuito: cuidar de tudo e de todos”, declarou.

Honraria
O vereador por Maceió Siderlane Mendonça recebeu uma honraria por ter criado o projeto social Amigo Pet – Castramóvel, que realiza castrações gratuitas em cães e gatos, cujos tutores são pessoas de baixa renda. Ele compôs a mesa de honra e foi o primeiro homenageado a discursar na tribuna.

“Sou de origem humilde e fui criado no maior bairro de Maceió, a nossa capital, onde a comunidade tem uma grande afinidade com os animais. Muitas vezes até com os bichinhos da rua, que brincam com as crianças e são alimentados nos recipientes de ração e água, que os moradores deixam à porta de casa. Quando me tornei vereador firmei um compromisso comigo mesmo, de que tomaria alguma iniciativa para contribuir com a causa animal, mas favorecendo, também, a parcela mais humilde da população, de onde eu vim e que tanto necessitada do suporte e da atenção do poder público, que agora integro, na condição de parlamentar. Foi aí que surgiu a ideia de criar o Amigo Pet – Castramóvel, que hoje é um projeto social de referência, em todo o Brasil. Reforço que os humanos precisam ser a voz dos animais”, destacou Mendonça.

Castramóvel
O Amigo Pet Castramóvel é considerado o equipamento de castração de cães e gatos mais moderno e seguro de Alagoas. A estrutura criada possui entrada e saída distintas, que evitam a contaminação cruzada e atende, também, todas as exigências técnicas, sanitárias e de saúde determinadas pelos órgãos fiscalizadores. Isso permitiu que mais de 600 cães e gatos fossem castrados, em várias cidades do estado.

O projeto promove a saúde pública, pois reduz o número de animais em situação de abandono e os casos de zoonoses: as doenças que podem ser transmitidas tanto de humanos para animais, quanto de animais para humanos.

O Amigo Pet Castramóvel conta com um convênio do Instituto Amadal com a Fundepes, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa de Alagoas. As ações do castramóvel – UFAL são realizadas com o apoio do curso de profissionais Medicina Veterinária da Ufal. Técnicos e estudantes também integram as ações executadas pelo projeto.

Mais de 20 pessoas estão envolvidas de forma direta com ações: médicos veterinários cirurgiões, médico veterinário anestesistas, estagiários de medicina veterinária, auxiliares veterinários, além dos auxiliares administrativos e de serviços gerais.