Propostas

Vereadores apresentam indicações a prefeitura sobre transtornos provocados pelas chuvas

Os pedidos serão encaminhados para o Executivo por meio das secretarias municipais

terça, 20 de abril de 2021 às 17h28

As fortes chuvas que caíram na capital alagoana nos últimos dias causaram muitos transtornos em diversos bairros. A Câmara Municipal como caixa de ressonância da sociedade tem acompanhando de perto os efeitos nas comunidades. Na sessão ordinária virtual desta, terça-feira (20) das 250 indicações, mais de 80% envolveram pedidos para que a Gestão Municipal atue para sanar os diversos problemas.

Foram indicações para obras de drenagem, recapiamento, limpeza de galerias, coleta de lixo, iluminação e recuperação de vias destruídas pela força das águas. O problema da macrodrenagem do Tabuleiro foi lembrada pelo vereador Luciano Marinho (MDB). Ele destacou a necessidade da limpeza dos canais e da própria conhecida lagoa da coca-cola.

Por conta de problemas de obstrução, o volume de água não encontrou vazão suficiente provocando alagamentos. O presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB) disse conhecer bem essa realidade e colaborou com a discussão para a intervenção do poder público possa evitar o retorno da água para o Conjunto Osman Loureiro.

De acordo com o líder do governo, vereador Siderlane Mendonça (PSB), a prefeitura já conseguiu mapear todas as áreas e tem feito ações de reparos e limpeza das galerias. No caso da Lagoa de contenção de água no Distrito Industrial está sendo dada uma atenção especial, por conta do volume de água que ela armazena e que escoa para a região do litoral.

Segundo Siderlane o volume de lixo e entulho recolhido na cidade demonstrou a necessidade de um trabalho direcionado para evitar esse comportamento danoso as vias públicas. Ele lembrou, ainda, que as grotas têm a necessidade de uma tenção especial por conta dos riscos envolvendo os moradores. Tanto que o município tem atuado para retirar as famílias das áreas mais críticas para que sejam evitadas tragédias.

O vereador João Catunda (PSD) enfatizou que tão importante quanto as ações pontuais do município é fundamental que seja feito um trabalho de conscientização das comunidades a partir das escolas. Ele acrescentou que boa parte do que foi recolhido pela prefeitura estava lixo de origem doméstica que foi descartado de forma inadequada.