Homenagem

Vereadores aprovam moção coletiva de pesar em memória da ex-vereadora Terezinha Ramires

Os vereadores fizeram um minuto de silêncio mas também destacaram sua trajetória política em Maceió

terça, 01 de junho de 2021 às 17h11

Desde o domingo, quando a notícia da morte da médica, professora de pediatria e ex-vereadora Terezinha Ramires foi confirmada que políticos e representantes da sociedade civil têm destacado seu papel social. Nesta terça-feira, na primeira sessão ordinária virtual após o fato, a casa rendeu homenagens a mulher que fez da sua atuação uma referência pelo direito de outras mulheres.

Quatro vereadores fizeram indicação de Moção de Pesar pela sua passagem: Fernando Holanda (MDB), Chico Filho (MDB), Silvânia Barbosa (PRTB) e Teca Nelma (PSDB). Por se tratar da mesma proposta, Chico Filho sugeriu que fosse apresentada uma moção coletiva, que rapidamente foi aceita e aprovada por unanimidade.

Quem primeiro fez menção a importância política do papel de Terezinha, ainda na abertura dos trabalhos, foi o vereador Eduardo Canuto (PODE).

Foi uma mulher a frente do seu tempo tendo lutado por causas nobres e ter ajudado a dar visibilidade a casa na sociedade. Era uma pessoa muito íntegra”, destacou Canuto tendo em seguida proposto um minuto de silêncio em sua homenagem.

O presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB) concordou e enalteceu o papel social e político desempenhado por Terezinha. Em suas duas passagens pela casa deixou um legado para as áreas da saúde, educação e a luta em defesa dos direitos das mulheres.

"A vereadora passou pela casa e deixou na história da política alagoana sua importância e seu legado. Ela lutou contra os preconceitos e tabus de sua época como mulher atuando de modo firme", enfatizou o presidente.

O médico e vereador Cléber Costa (PSB) lembrou que como professora Terezinha exerceu seu papel fundamental na cátedra de pediatria na Faculdade de Medicina da Ufal.

"Sem dúvida é uma pessoa que elevou o nome de nossa casa e figura entre os nomes mais altos do que por aqui já passaram", observou o vereador.

Dr. Valmir Gomes (PT) disse que o domingo foi um dia triste para a comunidade médica e todos os maceioenses. Ele falou um pouco de sua trajetória desde o seu nascimento em Rio Largo e a disposição que teve para lutar pelas causas em defesa da mulher.

"Ela demonstrou carinho, também, pelas crianças alagoanas. Trabalhei numa clínica que ela construiu. Foi meu primeiro emprego. Ela era uma lutadora árdua da defesa das mulheres e da causa feminina, bem como as causas sociais. Por sua trajetória recebeu o troféu de Guerreira de Alagoas”, acrescentou Valmir.

Moção

Os vereadores também aprovaram uma Moção de Pesar pela morte do Sr. Obadias da Silva que exercia era presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado de Alagoas (Sintraeal), além de ter sido ex-presidente do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia.