Última atualização do Site: 28 de junho de 2024

Transparência

Vereadores de Florianópolis conhecem detalhes da gestão transparente da Câmara de Maceió

Repercussão do trabalho da Mesa Diretora motivou encontro articulado pelo vereador pastor Oliveira Lima (Republicanos)

Dicom/CMM

sexta, 24 de fevereiro de 2023 às 00h00

Dicom/CMM

 

A repercussão do trabalho desenvolvido na Câmara Municipal de Maceió motivou a visita de vereadores de Florianópolis. Estiveram na casa o presidente João Cobalchini (UB), o vice-presidente Claudinei Marques (Republicanos) e Josimar Pereira, o Mamá (UB) foram recebidos pelo presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB). 


O encontro foi articulado pelo vereador Pastor Oliveira (Republicanos). Na oportunidade abordaram problemas comuns dos poderes, mas também o desenvolvimento de soluções tecnológicas e de transparência para as gestões.

Segundo Galba é sempre importante poder conhecer a realidade de outros municípios a partir do trabalho desenvolvimento no Legislativo. E, principalmente, no momento ter sido referência para a visita depois que o parlamento maceioense ficou entre os dez mais transparentes do país. 

"Poder apresentar detalhes sobre nossa gestão, o compromisso que temos com a cidade e o bem público é sempre motivo de orgulho. Acredito essa interação será boa para todos nós. A repercussão positiva do nosso trabalho fora de Maceió mostra que estamos no caminho certo que é a busca de soluções para a população estando mais conectados com seus problemas", disse Galba.

Na oportunidade Galba foi presenteado com uma réplica em miniatura da Ponte Hercílio Luz símbolo de Florianópolis, num gesto de ocortesia do presidente Cobalchini. Ele destacou que viabilizar o contato com outros legislativos é algo importante para o desenvolvimento do trabalho que realiza em Florianópolis. E que poder levar novas experiências é fundamental para que o resultado do trabalho chegue a população.

Ele revelou que em sua gestão, conseguiu criar cursos à distância com a estrutura da Escola Legislativa. Estão sendo ofertadas 500 vagas distribuídas em 15 cursos, entre eles: fotografia, e vídeo com celular, marketing digital, organização de eventos e gestão financeira. 

"Foi a maneira que encontramos para colaborar com a formação profissional e podermos ajudar a quem precisa entrar no mercado de trabalho de maneira qualificada", explicou João. 


Comunicação

O grupo também conheceu detalhes sobre a implantação e o funcionamento das transmsisões das sessões legislativas e, em especial, a criação do programa Câmara em Debate que apresenta semanalmente conteúdo produzido pela Diretoria de Comunicação, sobre a atividade parlamentar. A iniciativa, surgida na gestão de Galba Netto tem tido boa repercussão já que apresenta detalhes da produção dos parlamentares e presta contas à sociedade. 

O Câmara em Debate tem a apresentação do jornalista Marcos Rodrigues com exibição na TV Assembleia, TV Cidadã 35.2 em canal aberto e na Rádio Senado.  

"Criar uma nova fonte de informação para a sociedade foi algo necessário e determinado pela presidência. Desde o início a orientação que recebemos era para que pudéssemos contribuir para que a produção parlamentar chegasse ao maior número de pessoas. Gerar conteúdo de qualidade é o nosso compromisso", explicou Marcos. 

O Diretor de Comunicação Guilherme Pontes esteve na CMM e revelou detalhes do levantamento que tem feito sobre a produção de mídia institucional dos legislativos do país. Em Florianópolis a Câmara Municipal tem canal próprio para a geração do conteúdo institucional diário exibido em pouco mais de 12 horas de programação. 

"Realizamos a cobertura obrigatória das sessões ordinárias, reuniões das comissões legislativas, audiências públicas e sessões solenes. Mas, também temos os programas próprios e outros programetes que completam a programação. A ideia é ampliar cada vez mais, tanto que pela primeira vez realizamos a cobertura dos bastidores do carnaval. Com a repercussão positiva iremos ampliar para fazer o mesmo nos grandes eventos da cidade", explicou Pontes.

Destaque

Para o vereador por Maceió Pastor Oliveira Lima (Republicanos) o intercâmbio com os parlamentares é algo que ajuda na articulação de novas pautas e das comuns como o Plano Diretor. Isto porque assim como em Maceió, a cidade de Florianópolis precisa revisar o texto do plano que atualmente está em vigor. 

"É um privilégio saber que vereadores vem até aqui buscar também o conhecimento através da nossa experiência, do trabalho do nosso presidente Galba Netto que junto aos nossos pares e através de muito trabalho, conseguiu colocar a câmara municipal de Maceió entre as 10 mais transparentes do nosso país", destacou Oliveira. 

Oliveira lembrou que a cidade caterinense tem seu nome a partir uma homenagem ao presidente do Brasil o alagoano Floriano Peixoto. E que de alguma maneira isso também aproxima as duas cidades, mas agora também pela qualidade do trabalho que é desenvolvido pela atual Mesa Diretora. O verador Chico Hollanda (MDB) também acompanhou a visita dos vereadoes que conheceram parte da estrutura do prédio histórico, em Jaraguá. 

Últimas Notícias