Vereadores prestigiam inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Silvânio Barbosa dos Santos

A nova unidade fica localizada no Conjunto Aprígio Vilela, no bairro do Benedito Bentes II

Clara Vieira

sexta, 09 de agosto de 2019 às 15h20

Na manhã desta sexta-feira (9), o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PSDB), juntamente com o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o vice-prefeito Marcelo Palmeira (Progressista) inauguraram o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Silvânio Barbosa dos Santos, localizado no bairro do Benedito Bentes II, no Conjunto Aprígio Vilela.

Acompanharam o presidente, os vereadores José Márcio Filho (PSDB), Luciano Marinho (Podemos), Siderlane Mendonça (PEN) e Silvania Barbosa (PRTB).

Silvânio Barbosa, o homenageado, é natural de Anadia/AL e em 1986 veio para Maceió e residiu no bairro Benedito Bentes. Concluiu a graduação em história e desde muito cedo demonstrou interesse pela política. Em 1997 foi líder comunitário do bairro em que vivia, o Benedito Bentes, em 2012 foi eleito vereador de Maceió, com reeleição em 2016o. Em 2018, o então vereador, foi brutalmente assassinado e no mesmo ano, a Câmara Municipal de Maceió, em sua homenagem, inaugurou o Plenário Silvânio Barbosa.

A obra da nova unidade da rede municipal de ensino foi financiada pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição e Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) com contrapartida da Prefeitura de Maceió. A creche terá capacidade para comportar 224 crianças nos turnos matutino e vespertino e 112 em período integral com uma estrutura de playground, cozinha, banheiros e estacionamento.

Para o presidente da Casa, a criação do Centro de Educação com o nome de Silvânio Barbosa é uma homenagem mais que justa por todo o trabalho que o vereador desenvolveu em prol da comunidade do bairro.

“A inauguração desse espaço tem todo um simbolismo e, hoje, estamos prestando homenagem para um vereador que sempre foi responsável, lutou muito pelo povo e representou tantos líderes comunitários. Levar seu nome em uma creche é ainda mais especial, já que ele era um professor e batalhou até o fim da vida para fazer da educação pública, uma educação de qualidade”, declarou Kelmann Vieira.

Marcela Barbosa, irmã de Silvânio, esteve presente na cerimônia juntamente com outros membros de sua família, e agradeceu a homenagem feita a seu irmão que tanto lutou pela comunidade do bairro.

FUTURO PROMISSOR - “Meu irmão lutou muito por esse povo e eu quero agradecer a Prefeitura de Maceió e a todos os vereadores por essa linda homenagem feita para o Silvânio que fez tanto pelo Benedito Bentes e pela educação. Ele ultrapassou as paredes de qualquer história e tinha um coração que ensinava todo mundo sobre humanidade e humildade. Silvânio vive”, disse Marcela.

A vereadora Silvânia Barbosa agradeceu a Prefeitura de Maceió pela justa homenagem ao seu amigo. Disse ainda que antes de parlamentar, Silvânio era um excelente professor que deixou muitos ensinamentos e uma história de luta pela educação de qualidade, já que sempre acreditou que ela é o caminho para um futuro promissor.

Para o Prefeito Rui Palmeira é uma alegria poder inaugurar Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Silvânio Barbosa dos Santos e é uma forma de passar para as crianças o legado deixado pelo parlamentar.

“Hoje é um dia de muita alegria em poder homenagear o Silvânio, um homem com um coração imenso e a favor do povo de Maceió. Lamentável tudo o que aconteceu, mas essa homenagem ficará para todas as crianças que farão parte dessa creche”, destacou o prefeito.